Hobbiton Movie Set!

Sabem aqueles sítios que nós sempre sonhamos visitar mas não vemos isso acontecer tão cedo pelas inúmeras dificuldades da viagem? Bem, o Hobbiton Movie Set, que nada mais é do que o local onde as filmagens da trilogia “O Senhor dos Anéis” e “Hobbiton” foram feitas, era um desses casos dramáticos.

A Nova Zelândia ficava demasiado longe e mesmo quando percebi que tinha conseguido esta parceria e que iria lá ficar por um mês, nunca imaginei ser possível viajar toda a ilha, literalmente para a ponta oposta, só para visitar o set de filmagens. Sempre foi um sonho mas parecia completamente inatingível!

E eu passei toda a minha estadia na Nova Zelândia a tentar planear roteiros que conseguissem incluir o Hobbiton. Até que, depois de ter o trekking de 8h no Tongariro desmarcado por causa da instabilidade da neve na zona montanhosa, refiz todo o roteiro do último fim-de-semana e finalmente encarei uma excursão de um dia ao local.

E tudo foi mais simples quando percebi que a partir de Rotorua era possível fazer esta excursão, porque eles têm loja oficial lá e todos os dias partem autocarros que pertencem mesmo ao parque e levam os dois grupos diários na excursão. Foi tudo o que precisava saber. Na hora ficou decidido e reservado online, no site!

No dia que reservamos fui até à loja oficial em Rotorua, fiz o check-in e recebi logo os panfletos do sítio e os bilhetes físicos que depois usamos na chegada ao local das filmagens. Na hora combinada chegou o autocarro e fomos todo o caminho até ao set a ver vários documentários acerca da construção do local, entrevistas aos atores, processo de seleção dos figurantes para serem hobbit’s, porque é que aquele sítio foi escolhido e como foi filmar lá.

E eu achei fascinante porque há imenso tempo que não via os filmes e foi ótimo poder assistir de novo àquelas partes iniciais gravadas lá, e perceber o que está por trás de tanta coisa que não vemos na realidade. Além disso, há alturas do filme tão características que foi surreal assistir na TV do autocarro e depois chegar lá e olhar para aquele sítio onde se filmou esta e aquela cena tão famosa e que marcou o começo de duas trilogias distintas.

Mas sem dúvida que o que vemos hoje em dia nos faz lembrar muito mais da trilogia Hobbiton e a explicação é simples! Depois de terminarem a gravação para o Senhor dos Anéis todas as casinhas foram desmontadas e o sítio ficou sem nada até muitos anos depois voltarem a pensar na possibilidade de filmar Hobbiton!

Então aí, o realizador voltou ao local e pensou, em conjunto com o dono dos terrenos construir algo permanente e que ficasse para todo o sempre. Algo que pudesse ser visitado e que marcasse definitivamente toda uma história, para que todos os fãs das trilogias pudessem ver ao vivo e a cores.

Então, o que vemos hoje em dia foi totalmente construído para a trilogia “Hobbiton”, que contou com mais casinhas coloridas, árvores construídas de propósito para o filme, e até o sinal “No admittance except on party business” que aparece nos filmes a ser colocado. Tudo lá está! Tal e qual como vemos nos filmes!

O set de filmagens fica localizado nos terrenos que pertencem a uma quinta enorme, cujo dono aceitou encarar a loucura de ter 1/10 da sua quinta utilizada para as filmagens de duas trilogias que completamente revolucionaram a sua vida. Nunca mais houve sossego e a partir da estreia dos filmes muitos são os fãs que dia após dia visitam o lugar! A quinta do senhor continua ativa e a verdade é que ela é tão grande que um dos filhos do dono está encarregue de gerir toda a logística do Hobbiton Movie Set, enquanto o resto da família prosseguiu o seu negócio calmamente, como bons Neo-zelandezes que são!

Para visitarmos o Hobbiton Movie set é preciso sempre escolher um dos muitos horários disponíveis para visita guiada. Não é de todo possível visitar por nossa conta! Mas depois de lá estar e visitar tudo acho que faz todo o sentido mesmo! Afinal das contas a nossa guia vai parar em cada canto e dar uma explicação detalhada acerca do local, curiosidades das filmagens e o papel que o sítio teve nelas.

No final, a última paragem é o The Green Dragon, outro ícone dos filmes. Lá vamos receber uma bebida e ficar uns tempos a curtir o sítio e a apreciar as últimas vistas antes de voltarmos para o autocarro que nos leva de regresso ao ponto de partida da tour. No meu caso foi Rotorua!

Deixe um comentário