Vieille Ville, ou cidade antiga de Genebra!

No segundo dia na cidade eu reservei todo o tempo do mundo para a cidade antiga de Genebra, chamada Vieille Ville. Esta foi talvez a zona da cidade mais encantadora e que eu amei visitar. Não sei se demos sorte na altura do ano em que fomos, mas no fim-de-semana que lá estávamos aconteceram algumas festividades na cidade antiga que a deixaram totalmente com ar de século passado.

Andar pelas ruas era uma experiência completamente histórica e que nos fazia recuar para tempos passados. Até parada com figurantes vestidos a rigor com farda medieval e roupas típicas da idade média havia. E mesmo depois de terminada esta parada, todos se juntaram na varanda que dá para o Parc des Bastions para confraternizarem, enquanto assavam um porco no espeto e bebiam várias canecas de vinho quente.

Então o roteiro do dia foi inteiramente dedicado a palmilhar o centro histórico de uma ponta à outra sem rumo ou direção exatas. Assim que percebi que estava a acontecer estas celebrações especiais mais medievais fiquei super entusiasmada e obviamente que isso veio melhorar substancialmente a imagem final que eu fiquei da visita a Genebra. Nem consigo imaginar a Vieille Ville sem todos aqueles figurantes a deambular por lá.

Mas ok, mesmo sem eles, a zona é super fofa e pitoresca, com muita rua empedrada, restaurantes com ar de cabana dos Alpes, casinhas medievais aqui e ali, além do ponto alto que é a Catedral de S. Pedro. Não é que seja uma catedral super fantástica e está longe de ser a mais bonita que eu já visitei, mas só o facto de estar ali bem no meio daquele espírito medieval, já a torna especial.

Nós visitamos a cidade antiga a um Sábado e ao que parece a maior parte do comércio está fechado na Suiça aos fins-de-semana. Então passámos por muitas lojas de luxo e outras mais tradicionais que estavam fechadas. Mas as festividades daquele dia trouxeram ao mesmo tempo outra forma de comércio, o de rua.

Além disso, estávamos em plena época natalícia e eram várias as decorações e barraquinhas com mini mercados de natal que íamos passando à medida que entrávamos cada vez mais no coração da cidade antiga. Eu não achei Genebra com os mercados de natal mais interessantes e tenho a certeza que a Alemanha bate aos pontos em termos natalícios, mas sem dúvida que visitar Genebra em época natalícia dá um brilho especial à cidade.

Depois de andarmos pela cidade antiga durante a manhã, e depois de assistirmos na varanda do Parc des Bastions ao mini show de flautas e flautins da parada medieval, decidimos almoçar no Restaurante Les Armures, que tem o melhor fondue da cidade. Por acaso outra bela opção tinha sido ficar por ali na feirinha e participar dos comes e bebes, mas eu já tinha feito reserva e queria meesmo testar este fondue tão conhecido e famoso.

Pedimos um fondue de queijo com cogumelos, o mais tradicional de todos, e fomos deliciando com a maravilha gastronómica que é o fondue do Les Armures. Os empregados são excelentes, muito prestáveis e a cesta do pão está sempre a ser mudada para não pararmos de comer aquele queijo derretido até as barrigas pedirem tréguas.

O restaurante fica bem no coração da cidade antiga e tem várias salas decoradas com madeira, bem ao estilo alpino, que dá um ambiente muito especial e requintado ao lugar. Este restaurante faz parte do hotel Les Armures e é a grande dica gastronómica de toda a viagem.

Depois deste almoço divinal e bem típico fomos fazer uma segunda tentativa ao mercado de Natal do Parc des Bastions, que é já ali ao lado. Sim, segunda tentativa porque na noite anterior já tínhamos lá estado mas desabou um temporal justamente quando chegámos ao recinto e tivemos de voltar para o hotel feitos pintos.

Então, aproveitando a tarde um pouco melhor e sem chuva torrencial, fomos até ao mercado ver as barraquinhas, comer uns petiscos e beber vinho quente. Ainda aproveitei a pista de gelo ao ar livre para dar umas voltas e ganhar mais umas nódoas negras. Mas e daí? Acho super divertido e era sem dúvida uma das coisas que eu estava a precisar fazer.

Adorei a decoração do recinto e apesar de este ser quase o único mercado de Natal de toda a cidade, eles até se esmeraram e criaram um monte de diversões, luzes penduradas nas árvores, árvore de natal gigante, artistas de circo a andar pelo recinto, e várias barraquinhas diferentes para passarmos um tempo super especial e tradicional.

Deixe um comentário