Praga: dicas gastronómicas!

Se haviam cidades onde a gastronomia me chamava mais a atenção, Praga sem dúvida estava incluída na lista. Como têm percebido pelos vários posts que fiz até agora, ficámos sempre hospedados em casas alugadas com o intuito de cozinhar a maior parte do tempo e com isso poupar algum dinheiro. No entanto, óbvio que queríamos experimentar de vez em quando alguma comida tradicional, especialmente aquelas que já tínhamos ouvido falar antes e que nos despertavam a atenção.

Então, não vou negar que o Goulash estava na lista gastronómica como o prato tradicional do leste Europeu e era obrigatório provar. Assim que chegámos a Praga e começámos a passear pelas ruas, especialmente na parte antiga da cidade, vimos imensos restaurantes com Goulash no menu e servido de várias maneiras. Ou no prato com pão a acompanhar, ou tipo sopa dentro de um pão caseiro.

Como foi em Praga que mais arriscámos nos restaurantes e almoçámos sempre num bom restaurante, eu trago hoje as dicas dos sítios onde parámos para almoçar e gostámos.

Café Bullervard:

O Café está mesmo no centro da Praça Venceslau e estava colocado estrategicamente na paragem do eléctrico que usámos desde casa. Então, como tínhamos vindo de várias horas de autocarro desde Berlim, soube muito bem parar para almoçar antes de começar o nosso roteiro propriamente dito.

O Café Bullevard serve refeições mais leves e não tão tradicionais assim mas são deliciosas. Ele tem um estilo mais italiano com massas, pizza, canelones, pasta, enfim… muita variedade italiana e ainda vários bolos e sobremesas para quem vai apenas para lanchar.

Eu pedi Tagliatelle com rúcula, tâmaras, tomate, pinho e queijo ralado que estava delicioso. Aquela comida de conforto óptima que precisava mesmo depois do cansaço da viagem. Ok, não é ainda a comida tradicional mas não deixa de ser um boa opção para quem quer comer bem e não gastar muito.

A esplanada deles é muito boa, dá para estarmos a comer e a apreciar o movimento da praça. Além disso, volto a referir que a comida é deliciosa e uma das melhores que provámos em toda a viagem.

Hostinec U dvou sluncu:

No segundo dia em Praga nós fomos almoçar na zona do castelo porque estávamos daquele lado e logo a seguir à visita ao castelo eram horas de almoço. Verdade que durante toda a subida nós já começámos a babar para as várias opções de restaurante que iam aparecendo.

Inclusive trocámos logo algumas impressões com este e aquele empregado que estavam à porta na tentativa de perceber qual o melhor custo benefício. Será que íamos num restaurante com menu? Com bebidas incluídas ou não? Qual seria a melhor opção tendo em conta que queríamos mesmo provar Goulash?

E no final decidimos por este restaurante com nome impronunciável (ahahah) que estava logo na descida do castelo. Achámos o menu bem tentador, com dois pratos incluídos, apesar do primeiro ser ou salada ou sopa. Mas era tudo muito tradicional, a salinha lá dentro era mesmo medieval, com mesas de madeira, todo o menu era repleto de opções bem típicas. Pronto, ficámos rendidos né?

Eu comecei por pedir uma sopa de cebola que estava muito apetitosa e depois obviamente segui para o Goulash, que também estava muito bom. O Goulash é feito à base de carne de porco e depois é servido com aquele molho que eu não faço ideia do que seja, e ainda com fatias de pão para molhar no dito molho. Pronto e eu fiquei oficialmente a adorar Goulash.

Mas enfim, este é apenas um dos inúmeros restaurantes que servem o prato e para nós foi mesmo uma questão de proximidade com o castelo, menu porreiro e decoração típica. Sim, a comida também estava boa, não fantástica, mas serviu para o que queríamos. E atenção, eu digo que não estava fantástica porque depois em Budapeste fui comer outro Goulash e A-M-E-I ainda mais. Então claro, como tive outra experiência para comparar fiquei assim com esta opinião. No entanto, claro que a comida estava boa e foi uma óptima introdução aos pratos típicos do leste Europeu.