Praga: Roteiro do 2º dia!

O nosso último dia em Praga foi muito simples e tem um roteiro igualmente rápido de se fazer. Especialmente desenhado para, a meio da viagem, podermos aproveitar o melhor possível de Praga, mas sem ficar super cansados. Então, para iniciar o roteiro nós seguimos logo para a Casa Dancante que fica ali na zona nova da cidade. E, pelo caminho pegámos um eléctrico diferente que fez um percurso junto ao rio que foi fantástico.

Depois de ver no dia anterior toda a arquitectura art noveau da cidade, e depois as fachadas medievais, é um bocadinho estranho quando chegamos a esta zona nova da cidade e vemos outro tipo de contruções, especialmente a Casa Dancante. Tem uma arquitectura bem diferente, sem dúvida, dando uma impressão de movimento, que está claramente relacionada com o nome que lhe atribuíram. A construção foi inicialmente controversa por ser um prédio totalmente diferente do que já se tinha feito até então, mas hoje acaba por ser um dos pontos de visita obrigatórios quando visitamos Praga.

O prédio fica mesmo na zona ribeirinha, então uma boa dica é aproveitar um pouco para passear por ali. Nós não ficámos muito tempo nesta zona porque queríamos muito ir até ao distrito do castelo. Então, voltámos a entrar no eléctrico e fomos sair mesmo junto à Ponte Carlos para desta vez atravessar até à outra ponta.

E, para minha surpresa, a Ponte estava bem mais descongestionada no Domingo de manhã, o Sol estava maravilhoso e a temperatura óptima. Tudo ingredientes perfeitos para conhecer mais de Praga. Então eu aproveitei ao máximo esta minha 2ª tentativa de passar a ponte e tirar umas fotos. Fomos parando nas várias estátuas, íamos debruçando para ver o rio, íamos admirando as duas margens e o quão interessantes elas são. Apesar de terem todo o ar gótico e de castelo, são zonas diferentes de Praga e que juntas conseguem complementar-se na perfeição.

Quando eu passei por baixo da torre na outra margem, no distrito do castelo, eu lembro-me de ter ficado de boca aberta com a beleza das casas, da rua pequena a subir, da igreja que está lá no topo, enfim… um cenário perfeito! Se queremos ter a sensação de estar num local saído de conto de fadas é ir até ao distrito do castelo e simplesmente andar por lá.

O nosso objectivo era mesmo subir até ao castelo e foi isso que fizemos, mas é impossível não fazer várias paragens estratégicas ao longo do caminho só para apreciar tudo o que nos rodeia. São várias as lojinhas fofas por todo o lado. Quando não há lojas há restaurantes com o Goulash que desafiam logo os mais resistentes a entrar e provar.

Eu achei o distrito do castelo lindo só por si. Nem precisamos de ter o motivo Castelo para nos deslocarmos até à outra margem. O lugar é lindo e eu não me vou cansar nunca de o dizer. O que tem de fantástico, tem também de desafiante para os mais preguiçosos na área do exercício físico. Sim, para subir até ao castelo é preciso subir muito e eu falo em ruas íngremes sem fim à vista. Mas pessoal, sempre temos a possibilidade de ir entrando nesta ou naquela loja, sentar num muro e apreciar a vista, enfim né?

Ao longo da subida também passamos por uma ou outra igreja numa ou outra praça fofa que sempre vai alegrando as vistas também. Estas igrejas têm concertos que acontecem com alguma regularidade. Então se alguém estiver interessado em assistir, não perca a oportunidade.

Nós fomos subindo nas calmas mas mesmo assim conseguimos chegar no castelo justamente quando começou a cerimónia de troca de guarda (meio dia) e foi outra maravilha daquelas que eu considero um bombom do destino. A verdade é que nem estávamos a planear ver a troca da guarda, nem sequer me lembrei desse detalhe, para ser sincera. Mas justamente quando chegámos, fomos brindados com a cerimónia e obviamente que ficámos a assistir.

O castelo de Praga tem uma história interessante também, além de ser um verdadeiro mundo lá dentro. Tem igreja, catedral, aposentos reais, enfim… são precisas horas para ver tudo o que está para lá dos muros. E o melhor é que o preço do bilhete de visita ao castelo dá acesso a vários sítios lá dentro, se bem que existem dois tipos de bilhete, variando na quantidade de áreas que o visitante vai ter acesso.

Durante gerações de reis e rainhas, o castelo foi sendo ampliado e hoje tem uma extensão que equivale a 6 campos de futebol. Estão a ver a imponência do complexo! Depois da troca da guarda ainda ponderámos visitar o castelo, mas depois desistimos da ideia quando a fome começou a apertar, o cansaço também e a ideia de visitar os palácios de Viena formalizou-se na nossa mente. No entanto, um dia que volte a Praga, o Castelo está obviamente na lista curta de locais a visitar, sem dúvida!

Então daqui nós descemos um pouco e fomos almoçar Goulash (Yeyyy!) que eu adorei (depois dou dicas). Depois de almoçar fomos descendo até à Ponte Carlos e passámos o restante dia a descansar mesmo junto ao rio. Foi o final de tarde perfeito para recarregar baterias para mais uma semana de viagem.