O meu Roteiro de bus pela Europa!

Eu tenho várias viagens e vários roteiros que gostava um dia de fazer. São tantos que não há fim à vista e é uma lista que não pára de aumentar à medida que vou conhecendo novas culturas. Mas há sempre aquele roteiro que encaixa perfeitamente com certos momentos da nossa vida ou que estamos especialmente a fim de experimentar.

Conhecer a Europa sempre esteve nos planos não fosse eu uma apaixonada por arte, cultura, história,… O grande senão são os preços das passagens para várias capitais europeias. Se formos a somar viagens específicas para cada capital/cidade, fica um valor astronómico.

Então, eu decidi fazer um super roteiro pela Europa, género InterRail, mas de autocarro. E no percurso de todo o planeamento eu descobri que os preços dos autocarros são suuuper em conta e algumas vezes até permite fazer viagem noturna e economizar na estadia. Óbvio que vai ser mais uma daquelas viagens insanas e cansativas para juntar a todas as outras que eu já fiz até hoje. Mas de caras que vou adorar cada segundo.

O roteiro que montei foi todo virado para as cidades que estiveram mais no foco da Segunda Guerra Mundial. Como eu falei acima, história sempre foi uma das minhas grandes paixões e eu já perdi a conta ao documentários que vi e livros que li, sobre esta guerra.

Sei que cada cidade vai ter mais para ver e fazer para além da história e museus que possam estar relacionados com a 2ª Guerra Mundial, mas sem dúvida que o grande foco desta viagem vai ser esse. Por outro lado, visitar regiões europeias com uma cultura tão diferente da minha vai ser outro ponto alto. Mesmo estando no mesmo continente, não há dúvida que cada zona da Europa tem as suas características distintas. Já estive a viver na Escandinávia e achei um povo completamente diferente em tantos aspetos. Já visitei países aqui mais perto de mim e encontrei diferenças também. Por isso, conjugar o Norte da Europa com o Centro e Leste vai ser uma experiência e tanto. Inesquecível!

Vou ficar 2 dias em cada cidade, com excepção de Bratislava, onde só fico um dia. Mas acho que vai ser o ideal para conhecer exatamente aquilo que pretendo. Vai haver cidades onde eu vou visitar mais museus/palácios do que outras. Há cidades onde o meu único objetivo é andar pelas ruas e mergulhar na cultura e vida do povo. Berlim é um exemplo claro disso. Enquanto que em Viena eu já vou adorar entrar em vários palácios, porque são eles que fizeram e continuam a moldar aquela região.

Então, não estou minimamente triste com o tempo que tenho em cada sítio e vou manter-me objetiva neste aspeto. O que eu quero mesmo visitar nesta cidade? Será que há um museu específico que quero ver? Ou quero conhecer antes os bairros? Ou quero conhecer os mercados? Ou quero fazer Spa? (Budapeste!!!!! :D) E é isso! No fundo para mim vai ser uma questão de estabelecer os meus objetivos de viagem e saber que não vai dar para ver tuuuudo em cada sítio. Mas vai dar para ver exatamente aquilo que eu quero.

Detalhes do roteiro vou dar no final, quando perceber o que deu e não deu certo, mas por agora não quis deixar de dar uma primeira visão dos sítios por onde vou passar. 🙂

 

Amesterdão (2 dias) – Casa da Anne Frank está claramente na lista mais um cruzeiro pelos canais. Mas de resto vai ser um deixa rolar até porque a cidade é linda só por si. À parte de todo o mercado sexual que está intimamente relacionado com Amesterdão, a verdade é que esse não integra de todo os objetivos da viagem.

Resultado de imagem para amesterdão

Berlim (2 dias) – Tem cidade mais ligada à 2ª Guerra Mundial que esta? Huuum, pois! Um dos pontos altos será mesmo andar pelas ruas, pelo muro de Berlim, pelo museu a céu aberto que é a cidade.

Resultado de imagem para berlim

Praga (2 dias) – Uma das cidades mais bonitas da Europa sem dúvida! E tudo isso é grátis, basta andar pelas ruelas e temos a visão magnífica da cidade e do que ela tem para dar. Não podia deixar de incluir no roteiro uma das cidades que estão na wish-list faz tempo.

Resultado de imagem para praga

Cracóvia (2 dias) – Não é a capital da Polónia mas é a cidade base perfeita para visitar o campo de concentração mais conhecido dos tempos da 2ª Guerra – Auschwitz. Tenho de me preparar mentalmente e emocionalmente para esta visita, mas por outro lado, como é possível não visitar? Vai ser duro, mas vai ser algo que me vai marcar profundamente. Disso não tenho dúvidas.

Resultado de imagem para cracóvia

Viena (2 dias) – Terra dos palácios, príncipes e princesas. Oh quanta cultura e sofisticação se respira aqui. O difícil é tentar fazer seleção dos palácios a visitar. Viena nunca me despertou tanta atenção como a vizinha Praga, mas quando comecei a pesquisar mais acerca da cidade acabei por ficar apaixonada.

Resultado de imagem para viena

Bratislava (1 dia) – Bratislava foi incluída no roteiro por estar mesmo no caminho entre Viena e Budapeste (paragem final). Então porque não fazer uma visitinha a esta cidade, capital da Eslováquia? Verdade que muitas vezes fica esquecida ali no meio dos gigantes vizinhos, mas quando estamos tão perto não há como não parar. Estou na expectativa para esta visita. Será que vai surpreender?

Resultado de imagem para bratislava

Budapeste (2,5 dias) – E para finalizar, outra das minhas cidades queridas, que há muito estava na wish-list. O Parlamento e as termas vão ser definitivamente os pontos altos da visita, mas há um sem número de lugares maravilhosos nesta cidade. E o fantástico é que ela até é bem condensada.

Resultado de imagem para budapeste

E pronto, falta pouco mais de um mês para as minhas férias e para finalmente conhecer estes lugares fantásticos. Tenho tudo reservado, tudo comprado, até mesmo os bilhetes de museus, palácios, excursões, enfim….tudo! Só falta mesmo embarcar!

E não vejo a hora!!! Oh como estou ansiosa. Agora pormenor maravilhoso – vou andar 15 dias com uma mala de cabine SÓ!!! CORAGEM!! Ahahaha Mas eu vou contando tudo por aqui, angústias e alegrias, tudo. 😉