Ha Long Bay!

A nossa estadia pelo Vietnam terminou com 2 dias num barco em Ha Long Bay. Hum soou bem? Para mim era o último desejo da viagem e a razão porque eu fui para Hanói nos últimos dias. E esta tour foi mesmo aquela sensação de que já está a acabar e logo logo vou começar a viagem de regresso.

O tempo aqui por Ha Long é geralmente meio nublado, apesar do calor que continuava o mesmo, então acrescenta um ar de despedida adicional. Mas apesar dessa sensação de que está a acabar, foram dias excelentes para o adeus final.

Depois da correria imensa em quase todo o canto por onde andámos, passámos quase dois dias estendidos na espreguiçadeira da cobertura de um barco, de onde só saíamos para fazer alguma actividade no exterior ou para comer.

Comprámos a tour diretamente no hotel onde ficámos em Hanói e no dia seguinte estavam a buscar-nos na porta do nosso hotel. Seguimos viagem até à costa (3h de caminho), numa carrinha com o grupo que ficaria conosco nos próximos dias.

Quando chegámos entrámos no barco e só saímos no dia seguinte depois de almoço. Assim que entrámos no barco e arrumámos as malas foi servido o almoço e o barco começou logo a andar juntamente com tantos outros que estavam a fazer o mesmo itinerário.

E rapidamente começamos a entrar nas paisagens típicas de Ha Long Bay e que tanto esperávamos ver. Fica difícil selecionar qual a melhor foto porque tudo em volta é lindo e fascinante. Ao longo do caminho ainda passámos por barquinhos minúsculos com senhoras a vender fruta, carne, bebidas…aos barcos! E elas lá iam a remar por entre os vários barcos cruzeiro na tentativa de fazer negócio.

No primeiro dia nós ainda fomos à praia, que tem uma água muito fria. Mas sabem, nem me importei e fui ao banho assim mesmo, porque não é todos os dias que estou a mergulhar em mar vietnamita quase chinês. 😀

Depois da praia passámos numas grutas descobertas por dois amigos durante a guerra e que estão magnificamente iluminadas com várias tonalidades. A vista lá dentro é demais mas cada vez que chegamos a um patamar maravilhamos com a vista de Ha Long ali em volta também.

As visitas por esse dia ficaram concluídas e acabámos a tarde atracados no meio da baía de Ha Long, rodeados de barquinho em volta e com um pôr-do-sol espetacular, já que ele só decidiu aparecer nas últimas horinhas do dia. Mas veio mesmo a tempo de nos brindar com uma vista magnífica.

Depois do jantar a animação continuou e a programação era pescaria de lulas com cana da índia e um foco a apontar para a água. Sentei-me na parte de trás do barco e ali fiquei até finalmente pescar a única lula que o grupo inteiro conseguiu.

Sim, fui a mesmo a única a conseguir a proeza e fiquei radiante porque nunca tinha pescado absolutamente nada na vida. Sorte de principiante! 🙂

O dia seguinte amanheceu maravilhoso e uma das primeiras coisas que fizemos foi andar de caiaque, logo seguido de uma visita à Fábrica de Pérolas. Foi fantástico assistir a todo o processo de formação de uma pérola. Até porque é algo que demora anos a crescer dentro das ostras, mergulhadas debaixo de água, e depois ainda é preciso perícia para as retirar da ostra e implantar noutra mais nova para que cresça mais e se torne mais valiosa.

Tudo isto não esquecendo que ostra tem uma membrana que é o “cérebro”, responsável pelo crescimento da pérola. Esse “cérebro”, na mudança, não pode ficar mais do que uns segundos fora da ostra senão morre e lá se vai o crescimento da pérola. Super complexo e moroso. Daí as pérolas serem tão valiosas!

Antes de acabar a tour ainda tivemos direito a aula de culinária, onde aprendemos uma receita típica vietnamita super apetitosa e que serviu como almoço a seguir. Muito simples de fazer e em tudo parecido com um Wrap.

No geral, achei o tour muito bem organizado e cheio de atividades bem interessantes para nós. A comida também estava deliciosa e esse era um dos meus maiores receios, já que eu tinha lido que tour’s baratas têm tendência a ser horríveis na alimentação que dão.

A minha preocupação foi balancear o preço muito bem. Já estávamos no final da viagem e era complicado gastar muitos mais dólares, no entanto eu sabia que abaixo dos 70$ a coisa era arriscada. Então ficámos ali pelos 95$, com tour comprada no hotel, em vez das barraquinhas e agências de rua. Se dá para ir mais barato? Dar dá, principalmente nessas agências de rua, mas neste caso eu fiquei mais de pé atrás porque eram dois dias fechados num barco. Se a coisa corre mal, não dá para fugir dali e ir procurar restaurante certo? Mas como em tudo, é preciso uma boa dose de sorte e depende sempre da opinião de cada um.