Wat Pho ou Templo do Buda Inclinado!

Depois de regressarmos da tour pelos mercados, nós fomos deixados na agência, que fica na Kao San Road. Era hora de almoço então a prioridade foi comer alguma coisa por ali mesmo, antes de continuar a visitar mais um pouco de Bangkok.

Para este dia eu tinha pensado na Chinatown, mas aí no primeiro dia que estivemos em Bangkok, logo na chegada à Ásia, acabámos por atrasar no aeroporto por causa das malas e não conseguimos fazer grande coisa neste dia, para além de visitar o Grand Palace.

O Wat Pho fica bem ao lado do Grand Palace e por isso estava no roteiro do primeiro dia. Mas com os atrasos acabei por desistir dele e remarca-lo na minha lista para a semana seguinte, depois da tour dos mercados.

Então neste dia nós acabámos por ir andando a pé até lá, ignorando todas as investidas dos tuk-tuk’s que se cruzavam no caminho. E foram muitos! Com a célebre desculpa de que o templo em questão estava fechado para oração, então era melhor ir com ele até ao templo Y que era super interessante.

Enfim, depois da caminhada no meio de um calooooor daqueles típicos tailandeses, chegámos à entrada do Wat Pho. Mas antes da visita propriamente dita eu ainda tive de vestir umas calças emprestadas pela amiga porque me esqueci totalmente que não podia entrar de calções no templo. Erro de iniciante depois de tanto templo percorrido até ali!

Mas enfim, depois de composta conforme manda as normas, lá entrámos para visitar o templo. E sabem o Wat Pho é realmente conhecido por ter lá dentro o Buda Reclinado ou Inclinado, como lhe quiserem chamar, mas a verdade é que tem muito mais a oferecer.

A tendência é andar por ali em busca da estrela principal, que por acaso até está bem no fim do recinto. Eu própria andei ali em redor a ver se conseguia chegar lá mais rápido até que me lembraram que estava a passar por outras obras igualmente interessantes e que era bom aproveitar para ver tudo.

Então aí deu o clique e eu comecei a olhar à minha volta com outros olhos e a aproveitar cada recanto do espaço. Todos aqueles ornamentos, as estátuas dos budas, os azulejos super brilhantes e coloridos dão uma opulência única ao lugar.

Para quem já não espera grande coisa daqui depois de visitar o Grand Palace desengane-se porque não têm nada a ver um com o outro. E não dá para dizer o que vale a pena ou não visitar. Porque acabamos por despender tempo em cada um dos sítios justamente por eles serem diferentes.

Sim, olhar para o Buda Inclinado é aquele ponto alto da visita, mas há muito mais a ver por lá. Agora rendendo às evidências, não há como não ficar de queixo caído quando finalmente entramos na sala onde está o dito Buda.

Na entrada temos de descalçar e ainda me deram uma túnica verde fluorescente para cobrir os meus ombros. É algo que até nem pedem no restante recinto, mas quando entramos mesmo nos templos, onde estão os Budas, aí eles são mais rigorosos e obrigam a outras vestes.

Mas por acaso até emprestam túnicas para nos cobrirmos, o que é uma ideia excelente. Eu achei tanta piada ao meu modelizo final, com uma peça de roupa de cada nação e cor diferentes, que até tirei foto para mais tarde recordar.

Lá no Buda Inclinado é um pouco difícil tirar a foto perfeita onde se vê todo o Buda (que é gigante!!) e ainda a nossa linda cara. Então ainda me diverti a admirar a ginástica que cada um fazia para tirar a melhor foto, digna das redes sociais. Ahahaha

Depois do dia cansativo que tivemos, visitar o Wat Pho foi aquele último desejo que tinha por realizar em Bangkok. Depois disto já podia ir embora em paz. Então, apesar de ter um programinha interessante para a noite, acabámos por ficar na piscina do hotel o resto da tarde e à noite fomos novamente à rua dos mochileiros jantar.