Mercado Flutuante em Bangkok!

Depois de visitarmos o Mercado do comboio, nós fomos diretos para o mercado flutuante, que era aquele ponto alto da minha passagem por Bangkok e o único motivo pelo qual eu alterei toda a viagem para conseguir estar no fim-de-semana aqui.

Então estão a imaginar quanta expectativa eu tinha e o quão ansiosa eu estava para finalmente ver este mercado ao vivo. Quando chegámos ao Damnoensaduak Floting Market e vi toda a azáfama que circundava os canais eu percebi que tudo tinha valido a pena.

O comércio aqui é uma loucura e nós somos empurrados pela multidão literalmente. Não há como estar sossegado no canto e não experimentar tudo. Aqui é tudo levado ao limite e mais além! Outra experiência cultural daquelas fascinantes que são totalmente a causa de nós adorarmos viajar e conhecer culturas diferentes.

Quando chegámos fomos logo levados para um dos piers onde se apanha o barquinho para dar a volta ao mercado. Este barco requer o pagamento de uma taxa adicional que não está incluído no preço do tour. Mas nesta altura nós já estávamos bem habituados às taxas extra que os tailandeses gostam de cobrar por tudo e por nada. Não que faça uma real diferença na carteira, mas tudo somado dava para comprar uma lembrança.

O barquinho dá para quatro e foi conta perfeita, já que estávamos a viajar em grupo. E de repente estamos a ser levados pelos canais, passando por vários comerciantes que vendiam de tudo um pouco. Deram-nos a indicação que se quiséssemos parar para ver alguma coisa de perto ou mais ao pormenor era só apontar que a senhora do barco entendia o gesto e parava.

Até pelos canais haviam comerciantes em barquinho a vender comidas, tipo churrasco, fruta e bebidas. Tudo bem que a tradição deste mercado flutuante já não é o que era há muitos anos atrás. Hoje em dia ele só subsiste por causa dos turistas e por nós adorarmos lá ir. Mas apesar disso, nós quase juramos que tudo aquilo é natural e realmente uma das formas que os tailandeses têm de ir às compras.

Depois de darmos a volta pelos canais, regateado alguns preços e adorado cada novo recanto descoberto, tivemos algum tempo em terra para ver o mercado que ali há também. Algum tempo depois fomos de novo chamados para novo pier onde entrámos num barco semelhante mas mais rápido, tipo lancha típica tailandesa e fomos até mais longe visitar a povoação.

Sim, há mesmo uma vila ou aldeia que vive ali em cima da água e subsiste deste mercado mas também da pesca ou agricultura. Então é fascinante nós irmos na lancha rápida pelo meio dos canais bem embrenhados em pântanos e sentirmos que estamos a percorrer as “ruas” daquela vila/aldeia.

São casinhas super fofas meio suspensas na água e ao mesmo tempo dá para ver a forma como este povo vive o seu dia-a-dia. Havia crianças nas pequenas varandas a ver-nos passar, outras a brincar. Mulheres a apanhar a roupa ou homens nos seus barcos à pesca.

Aquele é o dia deles e a sua rotina. Então é como se de repente entrássemos numa realidade paralela, muito diferente do que já tínhamos visto no centro da cidade de Bangkok. Percebermos que mesmo junto à capital, há muitas formas deste povo viver e subsistir.

Cada um se adaptou à sua maneira e tem um quotidiano muito próprio, consoante o sítio em que estão. Depois desta visita fomos deixados já fora do mercado e entrámos diretamente na nossa carrinha para voltar para o centro da cidade.

Mas olhando para trás e aquilo que vimos é impossível não nos apaixonarmos com a variedade que aquele mercado tem. Antes de apanharmos o barco eu tirei imensas fotos dos canais que de repente se encheram de barcos. De uma maneira tão caótica que quando olhávamos de repente nem se via a água.

Era um emaranhado de barcos que mal se mexiam, só uns centímetros de cada vez. E apesar dessa história de existir por causa dos turistas, não dá para ficar indiferente e não continuar a amar o mercado flutuante. E aquela parte de conhecer mais para além do mercado em si é algo que eu considero imprescindível para quem faz este tour.

Não há nada como nós vermos a essência de cada sítio, neste caso como o povo vive e sobrevive através do mercado.

2 comentários sobre “Mercado Flutuante em Bangkok!

Deixe um comentário