O vício do atletismo veio para ficar!

Eu até que nunca fui completamente deslocada do exercício físico e ele sempre acabou por fazer parte da minha vida de alguma forma. Mas aí houve um tempo que continuar no ginásio não era mais uma opção por causa do tempo disponível na altura do mestrado e por isso estive meses sem fazer qualquer exercício ou desporto.

No entanto, sem nem saber como nem porquê (porque nunca fui fã de corridas) comecei a correr ao fim do dia, numa de fazer algum desporto depois da temporada de Mestrado que me roubou todo o tempo até Fevereiro deste ano.

Mas não é que o que de início era só uma brincadeira, rapidamente se tornou mais sério? Com a vinda da Meia-maratona de Lisboa na Ponte 25 de Abril, veio também outra prova, a mini meia-maratona que eram só 7,5km (SÓ!!). Então eu meti na cabeça que queria ir a essa prova e comecei a treinar um mês antes.

Rapidamente comecei a evoluir mais do que esperava e ao fim de duas semanas de treino já estava a fazer 20km e comecei seriamente a ponderar ir à meia-maratona, em vez de só fazer os 7,5km. Como consegui a proeza? Não sei! Nem sequer estou a seguir plano nenhum de treinos. Só tenho seguido algumas dicas de atletas que estão na mesma posição que eu.

Entretanto com os preços altos do bilhete eu acabei por desistir de ir a esta prova e esperar pela próxima, marcando o tal fim-de-semana em Évora para esta altura. E na véspera da corrida ligam-me a oferecer duas dorsais!! Ahhhh e agora? Adio o fim-de-semana ou adio a corrida? A decisão foi difícil para mim mas acabei por pensar no meu marido em primeiro lugar e fomos para Évora! Além disso, até que o passeio foi óptimo para carregar baterias.

Assim que voltei comecei logo a fazer planos para as corridas deste ano que eu não vou querer faltar de jeito nenhum, as quais vou partilhar aqui convosco:

  • 12ª Corrida do Benfica António Leitão (10km) 9 de Abril – perfeita para experimentar algo leve de início e além disso tem uma rota muito gira a acabar no estádio do Benfica.
  • Corrida da Mulher (5km) 21 de Maio – esta não estava nos planos mas uma amiga deu a ideia e foi do género, porque não? São pouquinhos km’s mas vai dar para divertir concerteza.
  • EDP Meia Maratona do Douro Vinhateiro (21km) 28 de Maio – Esta ainda não sei bem se vai dar para ir. Li que é a corrida mais bela do mundo e realmente tem paisagens lindíssimas sempre junto ao rio Douro. O único contra é a distância, então vamos ver se vai acontecer ou não.
  • Corrida do Tejo (10km) 24 de Setembro – Tem a vantagem de ser na zona de Oeiras e fazer aquele percurso todo à beira-mar. Lindo!!
  • Rock’n’Roll Meia Maratona Santander Totta (21km) 15 de Outubro – Tem a opção de Maratona também, para os interessados. Eu estou numa de fazer Meia para já. O percurso é na ponte Vasco da Gama e depois termina na Expo. Bem gira também!
  • V Meia Maratona dos Descobrimentos (21km) 3 de Dezembro – Para terminar o ano em beleza nada melhor que fazer mais uma Meia, desta vez ali junto a Belém, celebrando os Descobrimentos.

Estou com as expectativas altas como podem ver, e com um ritmo de treinos bem intenso também. Daí recentemente ter-me lesionado no pé e estar neste momento a recuperar da dita lesão. Mas já a seguir vou dar-vos o meu plano de treinos.

Planear um roteiro:

Antes de começar a correr eu fiz o meu percurso no Google Maps, porque não tenho sempre net no telemóvel para poder usar o Strava. Esta App é excelente para monitorizar tanto corridas como percursos de bicicleta. O meu cunhado tem e eu adoro ver as diferenças na velocidade da corrida cada vez que ele vem comigo. É um indicador importante quando começamos a querer aumentar o ritmo e diminuir o tempo do percurso.

Então o primeiro passo para mim foi criar um roteiro com os km’s definidos. O meu ficou circular e cada volta tem 4km, começando e acabando na minha casa. Para alguns poderá ser um factor extra de tentação para ficar em cada assim que começa a cansar, mas para mim tem sido um factor de motivação extra. Cada vez que passo por casa penso que são só mais 4km e por aí adiante.Ahaha

Plano de treinos:

Chamem-me louca se quiserem, mas a forma que eu arranjei para ir aumentando nos km’s em pouco tempo foi, uma vez por semana, correr mais uma volta do que nos restantes dias. E como a minha volta equivale a 4km, cada vez que eu corria mais uma volta estava a correr mais 4km’s que o normal.

Isto quando eu ainda estava a tentar aumentar nos km’s. Neste momento eu só quero manter o nº de km’s e aumentar a velocidade, então o meu esquema é assim.

Segunda – Dia de correr 20km – É o chamado “longão”, ou seja, o treino mais longo da semana.

Terça – Dia de descanso – muito importante para o corpo recuperar de todas as microlesões internas causadas pelo treino do dia anterior.

Quarta – 8km – Treino leve para mim que serve só para aquecer, mas que é importante para recomeçar a semana.

Quinta – 8km – Mais um treino leve na semana.

Sexta – 12km/16km – Vou um pouco mais além, sendo que os 12km ainda não são puxados para mim.

Sábado – Dia de descanso

Domingo – Dia de descanso ou corrida de 12km/16km, depende de alguns fatores como a hora que me deitei ou se por acaso vamos sair nesse dia. 😀

Este é o meu plano, mas cada um sabe a resistência que tem e se consegue aguentar este ritmo. Quando eu digo que o meu dia leve é 8km’s tenho amigos que acham que sou louca. Mas a verdade é que 8km’s para mim equivale a 2km ou 1km para muitas pessoas. Não faço esforço nenhum e chego a casa nem um pouco cansada.

O importante é perceberem que a semana tem diferentes níveis de intensidade, onde importa dar valor ao descanso e às corridas mais leves, preparando o corpo para um novo “longão”. A distância do “longão” vai depender sempre dos objetivos de cada pessoa e da atual resistência.

Os meus ténis:

Esta é talvez a parte mais importante do outfit e aqueles que vão proteger de lesões, bolhas nos pés e todo o problema resultante dos treinos. Escolher os ténis adequados para nós também é importante e devia ser a primeira preocupação quando pensamos em correr. O problema é que nem sempre isso acontece e geralmente quando começamos a correr não tínhamos em mente fazer tantos km’s ou treinar tantas vezes, então simplesmente usamos os ténis que já tínhamos em casa ou compramos algo barato e bonito. Como aconteceu comigo!!

Mas a qualidade dos ténis deve vir acima de tudo e por ter descorado isso estou neste momento lesionada no pé esquerdo, tenho de estar em repouso, pôr gelo e pomada tardes a fio. Que ódio!!

E como boa portuguesa que sou, casa arrombada, trancas à porta! No dia seguinte a ter-me lesionado, justamente no dia do “longão”, fui comprar uns ténis bons e de acordo com o tipo de treino que faço. Em termos de marcas eu já tinha a Asics em mente e isso facilitou. Ouvi maravilhas acerca da Asics por causa da tecnologia em gel que amortece muito bem o impacto e evita lesões. Escolher o modelo foi de acordo com o tipo de passada (neutra, no meu caso), intensidade de treinos semanais e nº de km’s que se pretende correr.

No meu caso ainda adicionei o factor performance, já que o meu intuito é melhorar o meu tempo, preferindo um calçado mais leve e mais tecnológico. Depois de todas as exigências (:D) fiquei com um Asics Gel Cumulus 17 que está cheio de tecnologia.

A começar na tecnologia FluidRide, a mais recente da Asics, e a terminar Gore-Tex, que dá impermeabilidade aos ténis. Existem muitos mais detalhes óptimos e que realmente fazem a diferença: estabilidade na passada, amortecimento nos impactos, leveza, etc etc… É outro mundo totalmente! E só tenho pena de não estar a conseguir usar para já.

A minha alimentação:

E é isso, a minha alimentação! Eu não sou a melhor pessoa para falar sobre isso já que sou super indisciplinada. Mas vá, de uma forma geral, eu aumentei o consumo de massas, não exponencialmente, mas um pouco mais.

O dia em que tenho maiores cuidados é a Segunda por causa do “longão”. No pré-treino eu tenho o cuidado de comer batata-doce e no pós-treino eu tomo um batido de proteínas que comprei na Prozis, além do jantar habitual, já que corro no final do dia. Sim, não faço grande coisa e tenho de melhorar neste aspecto ainda, mas o que faço já me faz sentir bem e não completamente morta depois de correr 20km’s, como acontecia nas primeiras vezes.

E é isso! Novidades vão aparecendo nos próximos tempos! Até lá e boas corridas!