Retrospectiva de 2016 e resoluções para 2017!

Este ano a coisa vai sair bem cedo, até porque entrei neste ano com um sentimento diferente de calma e aceitação. Isto porque no ano de 2016 eu pensei que fosse acontecer muita mudança, principalmente a nível profissional. E, na realidade, foi um ano de imensooooo trabalho, mas ainda não foi desta que mudei de emprego, ou pelo menos comecei a fazer algo de que tenha realmente prazer.

O Janeiro começou com muitas expectativas e com uma viagem a Roma que serviu de baptismo a Itália, país que eu fiquei a adorar. Acho que se tivesse de viver em Itália durante uns meses não ia de todo me importar. Aliás, ia de bom grado!

Em Fevereiro eu comecei a parte prática da minha tese de mestrado que incluiu muitas reuniões, muitas sessões de formação, muito trabalho de laboratório e que durou até Junho. Foi também em Fevereiro que comecei a fazer o meu curso intensivo para a área de “Clinical Trials”, que durou até Abril. Então, estes meses de Fevereiro e Março foi assim a loucura total e a insanidade para quem dá valor a um estilo de vida calmo.

Em Março foi o continuar de todo o trabalho, vários dias a sair de casa às 7h e a  entrar novamente em casa às 21h ou mais tarde. Mas contra todas as expectativas consegui superar mais uma fase complicada e já há pouca coisa que eu tenho dúvidas de que sou capaz de fazer.

Em Abril fomos aproveitar o fim-de-semana prolongado a Espanha: a Salamanca, Segóvia e Ávila. Três cidades da Estremadura que foram um género de lufada de ar fresco no meio de tanto trabalho.

Em Maio, Junho, Julho e Agosto a coisa não teve muita animação e nada de novo. Entre o final do trabalho de “campo”, mais as horas finais passadas em laboratório e por fim a escrita da tese, pouco tempo sobrou para fazer outras coisas. Muito pouca praia aconteceu este ano, por exemplo. Acho que foi o ano mais chato de contar por aqui. Ahaha

Em Setembro começámos o mês a comemorar 3 anos de casados no KOB by Olivier, e ainda acabámos a noite no topo do hotel Tivoli, num bar excelente que eu recomendo principalmente para o tempo bom de Verão. Ainda neste mês fomos finalmente de férias para Itália, onde passámos uma semana intensa de turistagem. Foi daquelas viagens que estão na gaveta à imenso tempo e finalmente aconteceu.

Outubro começou com a entrega da tese e com o regresso ao trabalho. Tudo voltou à rotina e Novembro acabou por seguir o exemplo. Mais uns meses sem nada de novo a acrescentar. No capítulo boas notícias, aí aconteceram umas quantas, mais relacionadas com o meu projeto da tese e com o que se vai seguir. Mas isso eu já falei no post anterior.

Em Dezembro nós tentámos alguns mercados de Natal aqui em Portugal, mas não conseguimos sair do país então ficou assim meio aquém do que estava à espera. No entanto, este mês eu agarrei-me mais às decorações de Natal lá em casa e até fiz pela primeira vez um vídeo. 🙂 Também fui mais uma vez ver ballet, algo que se tem vindo a tornar tradição de Natal.

Resumindo, foi um ano cheio de trabalho e sem grandes acontecimentos marcantes, nem mesmo abundante em viagens. Mas eu meio que já estava à espera. Ano de tese não acontece sempre e quero acreditar que agora a minha vida vai voltar à normalidade.

Para 2017!

Janeiro vai começar com a minha defesa! God, tirem-me deste filme de nervos, falta de apetite e sono, etc, etc. É também o mês dos preparativos para as próximas viagens. Passaportes, vistos, mochila, roupa. Tenho uma infinidade de coisas que queria comprar e tenciono aproveitar os saldos. Vou pela primeira vez ver Cirque du Solei!!! Yeah!

Em Fevereiro vamos uma semana até ao norte do país pelos anos do Carlos. A ideia é visitar algumas aldeias de xisto, fazer ski na Serra da Estrela e ainda algum spa num hotel fantástico que lá está, o H2O.

Em Abril vai acontecer a nossa primeira viagem à Ásia! Que eu já estou a contar os dias até lá chegar. Tou a morrer de excitação! Então, nós vamos voar até à Tailândia e ainda visitar Malásia, Cambodja e Vietname. Vão ser semanas intensas, com um roteiro beem preenchido. Vou voltar de lá a precisar de férias das próprias férias. Mas e daí? Isso não me baixa o nível de excitação nem um pouco.

Para o resto do ano eu desta vez não vou ser demasiado rigorosa comigo própria e vou simplesmente deixar andar. Espero que seja mais animado que o ano passado é certo, mas também acho que não é difícil. Para o final do ano está em cima da mesa irmos a Israel ou Marrocos. Ou então aos dois sítios!

Depois de ter entregue os documentos para a inscrição no HCPC não ponho de lado a hipótese de daqui a um ano estar a escrever um post semelhante algures no UK. Por outro lado, espero que o mestrado me possa abrir algumas portas profissionais e finalmente consiga fazer aquilo que gosto.

Então, sim, 2017 traz com ele muitos sonhos por concretizar, mas ao mesmo tempo aquela sensação de vamos devagar, sem muita euforia e pode ser que no final tudo dê certo.