Verona e o Romeu e Julieta!

Verona foi o ponto de paragem ideal entre Milão e Veneza, até porque está ali no meio destas duas grandes cidades turísticas. Mas a própria Verona tem uma beleza imensa, tão diferente das suas vizinhas.

Eu confesso que nunca prestaria atenção se não fosse pela história tão romântica que é o Romeu e Julieta de William Shakespeare. Esta história trágica entre dois jovens de famílias socialmente opostas que se apaixonaram e não tiveram o seu final feliz faz com que o clima da cidade se transforme e apaixone os turistas que estão de visita.

Verona é muito compacta e o ideal é passear pelas ruas e aproveitar o quão bonita é a cidade em si. Nós começámos o roteiro ali na praça onde está a Arena, que é considerada uma das mais bem conservadas arenas romanas. Por aqui tem lugar a temporada de óperas de Verão, entre outros espectáculos.

Desde a Arena, é só seguir pela rua pedonal com imensas lojinhas, até chegar à praça central de Verona, a Piazza dele Erbe. A casa da Julieta era um pouco abaixo na rua, então fomos logo lá antes de fazer paragem nesta praça.

E, apesar de ser diferente daquilo que estava à espera de encontrar, depois de ver um filme que começava precisamente na casa da Julieta, achei super pitoresco e interessante como as paredes do corredor que dá acesso à casa estão cheias de mensagens românticas.

E o quão engraçado foi finalmente ver de perto o tão famoso balcão onde a Julieta se escapava para ver o seu Romeu. A casa está aberta a visitação e é até muito usual tirar uma foto no dito balcão. Apesar de ser quase obrigatório tirar foto na estátua da Julieta, que está no pátio mesmo.

O almoço foi passado sentados numas escadas da Piazza delle Erbe, depois de comprar umas sandes e umas pizzas no mercadinho de rua que estava por ali. Pessoal, adorei o mercado e acho sinceramente que são estas coisas que fazem as viagens.

Já começámos a ver as famosas máscaras de Veneza pelas barraquinhas, imensas lembranças para turistas e não só. Tanta coisinha fofa que dava a maior tentação para trazer a mala cheia. Difícil controlar.

Mas aquele clima de deixa a vida passar foi contagiante e haviam tantos turísticas sentados por ali, em grupos grandes ou nem tanto. Estava um tempo muito bom também, então foi assim aquele sítio que me marcou e adorei passar tempo por aquela praça. Nem trocava por qualquer outro restaurante.

A Torre dei Lamberti também é nesta praça e está aberta a visitação com a promessa de vistas incríveis da cidade. Mas para subir é preciso contar com elevador só até dois terços do percurso. O restante é feito por escadas.

É interessante o quão diferentes eram as suas funções uns séculos atrás. Apesar de ser aqui onde as reuniões do estado eram feitas, a torre também era muito importante para dar o alarme em caso de fogo na cidade ou imediações.

Seguindo pela Piazza dei Signore chegamos aos túmulos góticos da família Scala, a qual é muito conhecida pela sua influência tirânica durante a Idade Média (Arche Scaligere). Vale a pena passar e apreciar a obra prima, mesmo de fora do complexo. Isto porque para entrar também se paga.

O percurso de volta foi feito por outra via principal de Verona, o Corso Porta Borsari, que é outra preciosidade típica italiana. Muitas lojas, fachadas de casas incríveis, gente pelas ruas a passear, e no final da rua ainda passamos por aquelas construções romanas que parecem já fazer parte do ambiente como se sempre tivessem estado lá.

Nós continuámos em frente e fomos acabar o passeio junto ao Castelvecchio, que é daqueles pontos imperdíveis. Para além de ser um castelo no meio de uma cidade, ele ainda tem uma ponte magnífica que atravessa até à outra margem do rio e dá a paisagem ideal de Verona.

No entanto, a ponte por ela própria é super fotogénica e dá vontade de tirar foto em cada janelinha ou varanda. Daqui até à arena, o nosso ponto inicial do roteiro, é bem rápido. E desta forma ficámos a conhecer praticamente tudo da cidade num dia.

É difícil eleger qual a cidade que eu gostei mais de entre todas e já foram várias as pessoas que perguntaram, mas Verona ocupou um lugar especial no coração. Isso sem dúvida!

Um comentário sobre “Verona e o Romeu e Julieta!

  1. Pingback: RoadTrip Itália – roteiro completo! | Pelos caminhos do mundo

Deixe um comentário