Segóvia!

Continuando a nossa visita de fim-de-semana, e aproveitando que estávamos por Ávila, não podia deixar de dar um saltinho a Segóvia. Esta cidade recebe o título de mais espectacular localização de Espanha, por estar em cima de uma rocha que mais parece um barco, e rodeada dos rios Eresma e Clamores.

Além disso, tem alguns dos mais belos monumentos que eu já vi, um deles, o Alcázar, com a história de que serviu de inspiração para o Palácio da Disney. Se realmente serviu ou não eu não sei, mas garanto que é daquelas construções que não lembram nada um típico Alcázar, mas sim um palácio tirado dos contos da Disney.

Mas mesmo antes de se chegar à cidade, já conseguimos ver a grande construção que é a Catedral, no horizonte. E tirando esta vista, talvez só a de Salamanca se consiga equiparar. A Catedral de Segóvia cumprimenta logo os visitantes ao longe, e ao perto surpreende pela sua enormidade.

É dificil conseguir tirar uma foto em que toda a Catedral esteja incluída. A nossa melhor hipótese foi mesmo a praça que está em frente, que também é muito fofa por si só. Está cheia de restaurantes à volta, mas é numa das transversais que nós acabámos por comer num restaurante óptimo, onde um dos empregados era português. Comi a minha primeira paella a sério, super saborosa e que deixou o sentimento de dever cumprido.

A cidade antiga é mais uma vez dentro de muralhas, estas não tão bem conservadas quanto Ávila, no entanto, estão óptimas o suficiente para dar aquele ar medieval que transborda de história.

Orientarmo-nos por lá não foi tão simples assim, mas acho que o mais complicado mesmo foi ganharmos sentido de orientação para chegarmos ao primeiro ponto turistico. Queríamos ir até ao aqueduto, mas acabámos no Alcázar, o que não foi tão mau assim, já que acabamos sempre por descobrir recantos novos.

E perdermo-nos numa cidade destas não é de todo mau, pelo contrário, é algo que ajuda a entrarmos no espírito do local e a realmente captarmos todas as maravilhas que ele tem para dar. Não só nos pontos mais turisticos, mas também nas ruelas, com as vespas a passarem a alta velocidade e a roupa pendurada no estendal.

Conhecer Segóvia é também perguntarmos aos espanhóis que vão passando, para onde fica o Alcázar, onde podemos comer melhor, etc… É perdermos aquela vergonha de terra estranha e partir à descoberta.

Segóvia encantou bastante e acho que a cidade é das mais fofas e típicas. Está definitivamente no Top 5 das mais belas cidades medievais. As fachadas das casas não enganam ninguém de que estamos em Espanha, mas ao mesmo tempo dá a sensação que ficámos perdidos no tempo, lá no alto do monte.

Por toda a cidade são inúmeras as igrejinhas, praças, fontes, etc… Sempre rodeados de fachadas magníficas de casas que nem parecem dos tempos modernos. Apesar de a Catedral ser aquele ponto turistico mais importante, não posso deixar de falar que todas as outras igrejas têm igualmente uma arquitectura fabulosa, não fossem elas parte da cultura espanhola.

Por essa razão é tão importante passearmos nas ruas também. Apesar de não entrarmos em cada canto que tem uma porta aberta, admirar todo o exterior e a forma como ele faz parte de toda a cidade, é fabuloso.

A cidade fica muito pertinho de Madrid, então para quem estiver por lá, pode sempre considerar dar um pulinho de um dia até Segóvia e ficar a conhecer mais este tesouro espanhol.

 

Um comentário sobre “Segóvia!

  1. Pingback: Reino de Castela e Leão: roteiro e dicas! | Pelos caminhos do mundo

Deixe um comentário