Natal cá por casa!

No ano passado esta quadra meio que passou despercebida em relação a decorações cá em casa e eu foquei-me mais em dar a conhecer a programação de Natal de Lisboa! Bem, mas este ano a construção da árvore deu um toque especial à sala e eu lembrei que um post sobre ela não era nada mau pensado.

Além disso, estamos mega entusiasmados para ir experimentar o nosso primeiríssimo mercado de Natal na Europa. Eu até já andei a ver a programação e o mapa e mais empolgada do que estou é impossível.

Com tantos afazeres este ano, a montagem da árvore foi algo resolução de última hora e o início foi da total responsabilidade do Carlos, que foi buscar a árvore à arrecadação e começou a montá-la.

Passados uns dias, a árvore estava ainda inacabada e lá arranjámos mais um tempinho para acabar em conjunto. E como eu adoro fazer esta tarefa em conjunto. Acrescenta um certo quê de especial à coisa poder partilhar com alguém a montagem da árvore.

Os enfeites foram todos iguais aos do ano passado, onde andámos numa correria a comprar e a escolher cada berlicoque para a árvore. Aliás, até a cor da árvore de Natal é assunto sério! 🙂

Para destoar um pouco do tradicional, nós escolhemos a nossa árvore preta e depois optámos pela decorarão virada para o prata e vermelho, essencialmente. Prata porque adoro, principalmente quando lhe adicionamos brilhantes, e vermelho porque é a cara do Natal, certo?

A árvore é enorme para uma sala padrão normal. Então só este ano conseguimos que ela ficasse perfeita na casa nova, que já tem uma sala a condizer com a estrutura da árvore. Além disso, com os meus apontamentos vermelhos da decoração, o vermelho da árvore também encaixou na perfeição.

Então, a árvore tem imensas bolas, flocos de neve, mas também ursos e cogumelos. Pois, isto porque nos inspirámos imenso no IKEA e Aki. Foram as duas lojas que usámos para construir o espírito natalício no ano passado e eu este ano já não lembro bem onde comprei o quê.

Mas basicamente achei que estes dois sítios tinham excelentes opções de decoração. E mais do que isso, conseguiam sair um pouco do tradicional e do que ano após ano as lojas colocam à venda. Então vale sempre a pena dar uma espreitada por aqui.

Além de comprar enfeites nas lojas tradicionais, eu também acho super fofo aproveitar os imensos mercados de natal que acontecem um pouco por todo o país, com especial foco em Lisboa, e comprar qualquer coisa original para a árvore.

Aqui em Portugal os mercados não são muito tradicionais e regem-se ainda pelos produtos regionais, vendendo muitas coisas que não estão directamente relacionadas com o espírito natalício, no entanto, aqui e ali sempre se vê qualquer coisa diferente que dá para adaptar.

Para os mais corajosos e curiosos como eu, aconselho a visitarem algum mercado de natal da Europa e testemunharem a verdadeira essência que eles dão à cidade. Existem vários e muitos falam que os mais tradicionais e bonitos são os da Alemanha. Bem, eu acho que o mais importante é conseguir participar do clima Natal numa outra cidade e trazer uns quantos enfeites típicos para casa. 😉