Real Bodies, na Cordoaria Nacional!

No passado dia 31 de Outubro, a Cordoaria Nacional inaugurou a exposição Real Bodies, muito conhecida por ser a maior exposição de corpos humanos reais alguma vez existente no mundo. Então, o meu nível de excitação subiu a pique e eu fiquei cheia de vontade de visitar e conferir tudinho.

Não é a primeira vez que esta exposição está em Portugal, mas como ela costuma percorrer o mundo inteiro, acaba por ser sempre uma excelente oportunidade aproveitarmos que ela de momento está aqui. Porque nunca se sabe quando voltará.

Para quem acha que ver corpos humanos é chocante eu acho que vai da mentalidade de cada um e não puxar a barra de que é ridículo não ver por esse motivo. Cada um pensa à sua maneira e claro que sempre haverá pessoas mais susceptíveis e sensíveis que outras.

Mas sem dúvida que é uma exposição muito familiar que qualquer criança com idade escolar deveria ver até porque estão naquela fase de fazer perguntas sobre o corpo humano e também já começam a aprender e a lidar com esse tema na escola.

Por essa razão também acho fantástico os pais aproveitarem esta oportunidade para mostrar aos filhos como são as coisas na realidade. Além de estarem lá os corpos, a exposição está muito bem organizada em temas. Desde os ossos, depois músculos, sistema respiratório, reprodutor, etc etc…

Está tudo muito bem organizado tal e qual como nos ensinam na escola e além disso ainda introduzem ao tema das doenças associadas a cada órgão e zona do corpo. O que é excelente para percebermos que a doença X faz o efeito Y naquele órgão.

Muitas vezes temos a ideia na cabeça e nunca imaginamos sequer como seria o aspecto na realidade, então por essa razão também acho fascinante. Além de toda a exposição estar muito bem explicada em legendas, há também alguns estudantes de medicina a percorrer as salas, prontos para esclarecer qualquer dúvida dos mais curiosos.

No entanto, a minha opinião pessoal é de que as legendas estão óptimas e explicam muito bem o que é cada peça em exposição, a sua função no corpo humano e ainda algumas curiosidades. Ou seja, mesmo uma pessoa nada familiarizada com esta área vai sair bem mais esclarecida só de ler as legendas.

No entanto, eles ainda dão uns guias no início que eu achei desnecessário, tendo em conta a exposição em si e a forma como ela está tão bem organizada e explicada em todas as secções. Depois de analisarmos cada área do corpo humano e suas funções, a parte final está especialmente reservada para observarmos como o nosso corpo se comporta na prática de desporto.

E esta é outra mensagem importante que a exposição tenta passar. Eles mostram como ficam os nossos órgãos se os sujeitarmos a agressões exteriores como o fumo do tabaco, álcool, enquanto nos mostram a importância de não ter excesso de peso, valorizando a prática de exercício físico. Muito bom!

Todos os corpos, órgãos, ossos, cada parte do corpo humano ali exposta vem de corpos verdadeiros, de pessoas que morreram por variadíssimas razões e doaram o seu corpo para estudos e alguns especificamente para esta fundação que criou a exposição.

Adorei e posso dizer que mesmo estando mais ligada a esta área, existem muitas coisas que nunca tinha visto tão de perto, sem ser em livros, durante os tempos da faculdade. E o que eu não tinha pago naquela altura para ver todas estas coisas e dar um toque de realidade a tudo o que estava a estudar.

Sem dúvida que é uma experiência única e imperdível, que vai estar cá em Portugal só até ao final do ano. Então apressem-se! 🙂

PS: Não dá para tirar fotos MESMO, nem podemos mexer no telemóvel. Então as fotos que eu colocar aqui são mesmo deles, tiradas do site e do facebook da exposição.

Um comentário sobre “Real Bodies, na Cordoaria Nacional!

  1. Pingback: Guerreiros de Terracota, na Cordoaria Nacional! | Pelos caminhos do mundo

Deixe um comentário