Decoração: Como organizar/arrumar as tralhas do dia-a-dia?

Do dia-a-dia ou nem tanto. Mas todas aquelas coisas que queremos ter sempre à mão. Este Domingo estava a pensar o que poderia falar hoje aqui pelo blog e veio à ideia que tinha prometido mais alguns posts de decoração e entretanto eles não saíram. Então pronto, a pensar nisso aqui vão algumas dicas.

Como eu tinha falado na altura da mudança para a casa nova, eu reaproveitei muita coisa, mas também fui comprar outra tanta e acabei por me apaixonar por muitas das coisas do IKEA, onde comprámos a maioria da mobília, mas também dos utensílios de organização.

Nisso eles são barra, e vão dando sempre dicas muito preciosas de como podemos usar aquele armário de forma a criar espaço suficiente para arrumar as nossas tralhas. Umas soluções mais escondidas que outras, mas todas colaboram para que no final fiquemos com tudo muito à mão, mas também muito organizado no seu sítio.

Para cada divisão da casa eu tenho as minhas próprias soluções e é isso que vou mostrar hoje.

Começando no quarto, nós comprámos umas mesas de cabeceira que não têm aquelas gavetas típicas para arrumar meia, cueca, collant e sei lá mais o quê. Então, mesmo sabendo isso eu não me importei, porque aquela era a mesa de cabeceira que assentava melhor na decoração. Então, o que fazer? Lá no IKEA eles vendem umas estruturas tipo gaveta, de diferentes tamanhos e que servem como organizadores de roupa dentro dos armários/gavetas/guarda-vestidos.

Então, eu comprei dois conjuntos iguais, e espalhei onde precisava mais deles. Alguns ficaram nas mesas de cabeceira, outros foram para o guarda-vestidos mesmo, para arrumar aqueles acessórios de Inverno (luvas, gorros, chapéus, cachecóis, etc…). E não é que são muito práticos? Facilmente os tiro, procuro o que preciso e volto a colocar no sítio.

Outra dica útil para o quarto é o cabide de chão. Ele é muito útil para podermos deixar lá a roupa do dia seguinte ou mesmo a roupa daquele dia e que só vamos arrumar no dia seguinte. Enfim, no meu quarto ele está por conta do Carlos, que é bem mais desarrumado que eu no que toca a roupa e esta é uma maneira de ele conseguir não fazer alta bagunça. Além de que fica de acordo com a decoração.

As casas-de-banho são outro sítio onde temos muita coisa que queremos usar diariamente, mas que ao mesmo tempo, queremos que se mantenha minimamente arrumada. Especialmente se recebemos visitas inesperadas que não têm de levar com os nossos cremes, gel do cabelo, maquilhagem, etc… espalhados pelo lavatório e arredores.

Nesta divisão da casa eu usei de tudo um pouco. Na casa-de-banho privada eu deixei as coisas mais relacionadas com o cabelo, porque é o sítio que nós usamos para tomar banho. Então arranjei um cesto pequeno no IKEA, que coloquei no móvel (pequeno também) e assim tenho ali tudo à mão quando quero repor stock na banheira ou depois do duche para pôr o óleo no cabelo.

Na casa-de-banho grande e comum eu tenho tudo o resto. Então estão a ver a confusão que seria se eu não arrumasse tudo direitinho nas suas gavetas e não arranjasse um esquema de organização. Dentro do móvel do lavatório eu tenho tudo organizado por zonas, mas, além disso, comprei umas caixinhas de acrílico transparentes, no IKEA, o que ajudou na arrumação.

Tenho uma gaveta só para miniaturas de shampoo e gel de banho, quando vou de viagem e que não seja hotel. Outra zona do armário está reservado para laca, gel cabelo (Carlos), espuma de barbear (a área mais desorganizada). A zona central tem maior espaço então coloquei lá as caixinhas de acrílico maiores e também umas caixinhas de verga que comprei na Zara Home e que é uma pena não estarem à vista. Na casa antiga elas estavam, mas aqui não quis atafulhar o meu “armário” lindo de ferro. Estas caixinhas de verga têm aquilo que menos usamos no dia a dia. Uma delas é exclusiva para medicamentos e a outra um género de primeiros socorros.

A gaveta do outro lado tem mais caixinhas de acrílico, para arrumar os discos de maquilhagem e as miniaturas de cremes oferta, mas também arruma outros artigos de beleza. A parte de baixo tem secadores, ferro de esticar cabelo, pentes, e toda a gama de maquilhagem.

No armário eu coloquei todas as outras caixinhas de verga da colecção e arrumei-as por áreas também. Tem o cesto dos cremes, desmaquilhantes, etc…, que já está a tornar-se pequeno para tanta coisa que tenho comprado ultimamente. E por baixo a caixinha tem coisas SOS dia-a-dia (caos também).

Passando para a sala, também considero uma área super importante na vida de qualquer família, geralmente quando entram filhos na história. Então é sempre importante mantermos as coisas mais importantes à mão e mais ou menos organizadas.

Por enquanto, as nossas necessidades ainda não vão para brinquedos, mas sim para mantinhas, cobertores térmicos, e pouco mais. Então, por baixo da mesa da sala eu pus uns cestos de verga muito úteis para guardar estas coisas e mantê-las sempre à mão. Também é útil para esconder os comandos quando os sobrinhos vêm a nossa casa! 🙂

Agora, algo maior mas que me dá um jeitão: Estantes! Eu usei e abusei das estantes na casa. Tenho no escritório, especialmente reservada aos livros de faculdade e colecções históricas e culturais que tínhamos. Mas na sala eu decidi comprar móvel estante também, porque uma das minhas paixões é a leitura e eu tinha deixado imensos livros romance na casa dos meus pais.

Assim, já trouxe tudo para perto de mim e aproveitei para criar uma estante só para coisinhas de viagem. Que não vai durar muito em termos de espaço, estou a prever. Outras áreas foram também reservadas a colecções, livros de receitas e ainda uma mini-estante para a nossa colecção de miniaturas de garrafas. No topo da estante estão algumas caixinhas, que por agora estão vazias, mas que foram compradas com o intuito de servir de arrumação para alguma coisa.