Líquidos na mala de mão: quais as regras e que truques podemos usar?

Bem, agora com a diminuição drástica nos preços das viagens por causa das companhias low-cost, é caso para dizer que só não viaja quem não quer. Mas aí surgem os problemas associados com a bagagem, já que ela tem de ir connosco no avião, e não dá para enviar para o porão, senão pagamos bem mais caro.

Então, com isso vem o problema das regras com os líquidos que estão instituídas para este tipo de bagagem. Como podemos contornar o problema e quais são as nossas possibilidades?

Primeiro que tudo, devemos esquecer as nossas embalagens normais, porque todas elas juntas excederiam imenso o que é permitido e além disso não vale a pena levarmos tanta quantidade se vamos por poucos dias. Não só é uma questão de regra como também de poupança de espaço na mala.

Então, segundo a companhia Ryanair que é a que eu viajo com mais frequência, o limite vai para 10 embalagens de 100 mL cada uma. Claro que se não as enchermos completamente, a coisa é mais ou menos flexível e até dá para levar mais embalagens se elas não tiverem os tais 100mL. Que foi o meu caso.

Que solução temos? Apostar nas miniaturas dos nossos produtos preferidos ou então comprar Kit de viagem com frasquinhos vazios, nas perfumarias (eu comprei os meus no Perfumes&Companhia), que são super baratos e vêm com bolsas transparentes e estanques que são muito úteis no caso de haver derramamento de líquido ou para rapidamente checarmos o que trouxemos connosco no kit.

Eu comprei dois Kit’s, um para o Carlos e outro para mim, mas acabei por usar ainda algumas das embalagens dele porque ele só precisava de espaço para o gel mesmo! Então, tudo aquilo que eu precisava deu perfeitamente para colocar em todas as embalagens e não me faltou nada durante a viagem. E as embalagens não iam cheias!!

O que é óptimo nestes Kit’s é que eles não têm todas as embalagens iguais, mas sim com várias formas, umas até com sistema borrifador, para podermos dar uso às nossas diferentes necessidades. Por exemplo, o borrifador é óptimo para pôr o perfume, enquanto os frasquinhos pequenos são muito bons para o creme de dia ou a base.

Então, que produtos eu levei nestes Kit’s?

  1. Base (imprescindível para a maquilhagem que usei nas saídas à noite)
  2. Creme hidratante (o que eu uso diariamente no cuidado facial)
  3. Perfume (pus um perfume que eu e o Carlos usássemos sem problemas)
  4. Água micelar (para desmaquilhar)
  5. Tónico de limpeza (também para desmaquilhar)
  6. Desmaquilhante de olhos (também importante na minha rotina desmaquillhante)
  7. Gel para o cabelo (imprescindível para o Carlos)
  8. Creme After Sun (íamos para a praia, então…)

Para além destes Kits, eu ainda pus de parte algumas coisas que eu levei nas outras bolsas de necessaire e que também eram consideradas líquido, para que quando chegasse no aeroporto pudesse colocar nos saquinhos plástico que eles fornecem para esse efeito. Então algumas dessas coisas foram a pasta de dentes, o rímel, a minha miniatura do líquido das lentes de contacto e o creme das mãos.

Quando vou de viagem levo sempre o frasquinho do líquido das lentes próprio para viagens e faço questão de ir buscá-lo ao meu oculista, que já me dá de borla. Outra coisa que tenho em atenção é não levar batons tipo gloss ou líquidos, mas sim dos de bastão. Na viagem a Londres eu esqueci completamente e tive de abrir a mala para mostrar cada batom, que foi para análise.

A forma como eu organizo o meu necessaire nestas viagens também dá um post à parte, mas esse eu devo fazer em vídeo e aí mostro o que coloco em cada bolsa mais em detalhe.