Dicas práticas para viajar nos Açores!

Bem, este post vai ser meio uma compilação de tudo o que tenho falado de dicas ao longo de todos os posts e que estão até escondidas. Assim, vou tentar criar género de guia com todas as coisas que acho essencial saber e ter em atenção, quando se planeia uma viagem aos Açores. Claro que vai tudo girar em torno daquilo que foi a nossa experiência e vou tentar não esquecer de nada. Se esquecer, vou fazendo updates à medida que lembrar.

Aluguer de carro:

Na viagem para os Açores eu acho essencial alugar carro, e nem consigo conceber a ideia de quem não o faz. As alternativas são autocarro pela ilha ou incluir-se em visitas guiadas (tipo excursão) que eu abomino completamente e acho que tira a magia toda para conhecer o lugar. A ilha é grande e tudo aquilo que há para ver e fazer por lá está bem espalhado nos seus quatro cantos. Então aquela história de “vou ficar neste hotel de Ponta Delgada porque é a capital da ilha e pronto” não vai resultar. Tudo bem que está no centro mais populoso com muitas facilidades ao redor, mas as cascatas, vulcões e todo o género de atracção turística e vilas importantes (Furnas, por exemplo) vão estar bem deslocadas. E como é para ir até lá? Carro!! não há outra forma mais prática e fácil de deslocação.

Como o aluguer de carro é recorrente no aeroporto, então preparem-se para correr quando saírem do avião, até ao balcão da empresa de aluguer. Foi a nossa primeira vez na área e eu estava perfeitamente nas calmas. Fui à casa-de-banho assim que saí do avião, fomos andando até à saída, e quando nos apercebemos da fila enorme para a recolha do carro já era tarde de mais. Ficámos perto de uma hora na fila! Mas todo o processo de aluguer é simples. Faz-se a escolha do carro pela internet, o condutor convém ter mais de 25 anos e também aconselho a fazer-se o seguro logo na internet, senão na hora pagam mais. Em Dezembro vamos passar novamente pelo processo de aluguer de carro, então aí eu faço post mais detalhado sobre isso.

Alojamento:

O alojamento já foi marcado um pouco em cima, porque só decidimos pela viagem com 2 meses de antecedência. Então eu acho que as opções diminuíram um pouco e os hotéis que eu vi já eram muito caros para os dias que íamos lá estar. Então experimentei dar uma olhadela nos sites de aluguer de casa e surgiu esta óptima oportunidade. Mais uma vez volto a referir que não acho essencial ficar no centro de Ponta Delgada, já que todas as atracções estão muito espalhadas pela ilha. No entanto, apesar disso, acho importante não ficar muito afastado porque Ponta Delgada foi sempre um local de passagem ao final do dia ou logo pela manhã para comprar comida no supermercado do shoping, ou para ir jantar a um restaurante, ou só mesmo para passear nas ruas mais mexidas e sempre com eventos a acontecerem. A nossa casa ficou com uma localização óptima, preço óptimo, comodidades e simpatia óptimas também. Mas sobre ela já falei aqui em detalhe.

Reserva Natural:

Tudo na ilha de São Miguel já foi abrangido pelo título de Reserva Natural ou Património da Natureza ou da UNESCO, ou de qualquer outra entidade. Então, isso faz com que até para vermos as atracções naturais da ilha tenhamos de pagar. Logo, durante um dia, onde percorremos muito sítio diferente, estamos sempre a pagar 3€, 4€, 5€ por pessoa, o que ao final do dia pesa na carteira. E ao final da viagem pesou ainda mais. E nem damos conta disso! Depois a parte das termas com água quente são as que se pagam mais, principalmente no Parque Terra Nostra, que é propriedade do hotel de luxo com o mesmo nome. Então pronto, vale a pena ir prevenido que praticamente tudo nos Açores está a pagantes, até a parte das Furnas, onde os restaurantes fazem o cozido, que até à pouco tempo não era.

Roupa:

Não vou fazer post específico da roupa que levei mas acho importante falar que os Açores é muito diversificado e a mala de viagem terá de ser também. Ou seja, dependendo dos dias e de para onde vamos, teremos de escolher o que levar. Dias em que vamos para as termas, convém levar roupa mais simples e leve e fato de banho por baixo. Outros dias que seja só passeio, dá para ir descontraído, mas não com roupa de praia. Nas saídas à noite, já dá jeito ter aquela roupinha de ocasião especial e usar a maquilhagem que levamos atrás. (Eu depois vou fazer post a explicar como levar maquilhagem e toda a parafernália de cremes, no caso de voo low-cost, em que a mala vai ao pé de nós e as regras são rígidas no que toca a líquidos)

Termas:

As Termas são muito bonitinhas e quentinhas mas a água está cheia de produtos meio barrentos, entre outros, próprios do vulcanismo da ilha. Daí a cor da água ser meio acastanhada ou amarelada nestas zonas, principalmente nas Furnas. Então, regra de ouro é levar fato-de-banho velho e toalhas de praia que também não sejam novas, muito menos aquela preferida que nós adoramos e levamos para todo o lado. Na casa onde ficamos a senhora tinha lá umas toalhas próprias para levarmos para o exterior mas eu já tinha trazido de casa e acabei por usar na mesma porque andávamos sempre dentro de água e não há toalha que resista. Quando saímos da água ficamos com a pele meio alaranjada, mas isso é normal e não faz mal nenhum ao nosso corpo, muito pelo contrário.

Whale Watching:

Para quem quiser muito experimentar ver baleias ou golfinhos (estes últimos de certeza que aparecem) convém estar precavido para o enjoo. Tomar comprimidos para o enjoo é sempre uma boa opção e não almoçar antes de ir para o mar também é regra de ouro a cumprir. Outras dicas úteis é não ficar sentado muito tempo, porque a posição do estômago (meio dobrado) favorece o enjoo. Os barcos vão ter umas pegas em frente e é boa ideia irmos alternado entre o em pé e sentado. Máquinas fotográficas a bordo também são um pesadelo e convém estarem bem embrulhadas em saco plástico, porque o barco em andamento deixa entrar muita água para dentro. Se nós ficámos encharcados nem quero imaginar a máquina, se não estivesse protegida. Então, tirar fotos só mesmo quando tivermos parados.

Alimentação:

Alugar casa o que tem de bom é que permite que cozinhamos algumas vezes e não precisemos de jantar fora todos os dias. Então, passando pelo supermercado pode-se trazer até mesmo comida pré-feita que depois é só aquecer no microondas e já está. Por outro lado, em Ponta Delgada há imensas opções de restaurantes bem conhecidos e cotados, onde dá para comer algumas vezes e assim distribuir um pouco a despesa final. Para o dia, convém preparar de manhã vários snack’s para levarmos e comermos ao longo do dia. Nós passávamos o dia todo fora de casa e sempre de um lado para o outro. É bastante prático levar bolachinhas, sandes, sumos e iogurtes para petiscar ao longo do dia, enquanto saímos de um sítio e vamos para outro.