Comida tradicional açoriana: restaurantes e tascas!

Uma parte fundamental da viagem é sempre a gastronomia que nós provamos. Pelo menos um dia temos de esquecer a carteira e aventurarmos-nos naqueles pratos tradicionais que são a cara do país. Não fizemos tanto isso em Londres, então agora desforrámos-nos. E como os Açores é rico em gastronomia e produtos típicos, eu trago aqui uma mostra das várias áreas no que toca a restaurantes e o que é imprescindível provar.

Cozido das Furnas – Restaurante Tonys:

No segundo dia lá nos Açores fomos visitar as Furnas e como é óbvio, quem vai às Furnas tem de provar o cozido tradicional, feito debaixo da terra, na zona das Caldeiras, que depois fomos visitar e que eu já mostrei aqui. Mas na hora de escolher qual o restaurante, eu aconselhei-me com opiniões de locais na internet,  e decidi-me pelo Tonys, mesmo no centro da vila das Furnas.

Ele não é um restaurante super moderno e chique, mas o propósito não era a decoração do espaço mas sim a qualidade do cozido. E nisso não ficámos mal. Eu não sou grande apreciadora do cozido e nunca fui, mas este fez com que eu saboreasse cada couve e aipo, como se tivesse a comer o meu melhor petisco. Estava tudo saboroso e realmente comprova-se que o cozido das Furnas tem outro sabor e encanto, que nem chega perto do cozido que fazemos nas nossas casas.

Para ir ao restaurante é preciso marcar, e de preferência no dia anterior. Nós estávamos em Ponta Delgada quando eu telefonei, e avisei que era para comer cozido (importante dizer!). No dia seguinte, chegámos lá à 1h em ponto e o cozido estava na mesa passados 5 minutos.

Petiscos – Taberna Açor:

Esta Taberna está muito bem localizada mesmo na zona histórica de Ponta Delgada, onde à noite há imensa animação na rua. Eu descobri-a com a legenda de que era o melhor sítio para se provar produtos regionais a um preço bastante em conta e realmente não decepcionou. Além disso, ainda tenho a elogiar o espaço, bem pitoresco e rústico, típico de uma taberna que soube manter a sua essência, mas ao mesmo tempo tem uma cara moderna.

Aqui a alimentação vai muito à base dos petiscos, tapas, etc… então fomos para uma tábua de queijos e enchidos, que nos trouxe uma grande selecção de queijos das ilhas dos Açores, juntamente com vários patês e compotas feitas aqui na ilha. Eles têm muito o hábito de barrar o queijo com compota de ananás (tem plantação à saída de Ponta Delgada), e fica óptimo mesmo.

De seguida mandámos vir umas tapas de alheira e morcela que acabou por vir connosco para o continente, que já não tivemos estômago para mais. Aqui na Taberna ainda ficamos a conversa com um dos empregados que vivia no continente e foi viver para ali, e ficámos a saber que mais acima na rua estava uma loja de produtos regionais. Então umas horas antes de embarcarmos fomos à lojinha comprar uns queijos e pão típico (bolo levedo), para trazermos para casa. Nem sei como coube tudo dentro da mala!

Marisco – Casa Marisca:

No nosso último dia nos Açores faltava provarmos o marisco típico. Queríamos muito provar as lapas principalmente, mas também algo mais, que fosse tradicional da zona. Então fui pesquisar ao TripAdvisor e encontrei esta boa opção na saída de Ponta Delgada.

E no final foi mesmo uma boa opção, já que de entradas eles têm as famosas lapas grelhadas, que são muuuito saborosas e tornaram-se no marisco de eleição, e ainda as cracas, que não conhecíamos. As cracas são servidas ao Kg e são bem mais caras do que as lapas, daí só termos pedido 7 para experimentar. Elas são servidas frias e com um mini-garfo para tirarmos o bicho que está dentro daquela rocha. A coisa não foi fácil ao início, mas para o fim demos prática! 🙂 No final de comer o bicho, bebe-se o molho. Não fiquei super fã, mas para experimentar vale a pena.

Depois das entradas, escolhemos telha mista, que foi muito bom porque trouxe uma selecção variada de peixe e marisco dos Açores. Ou seja, comemos um bocadinho de tudo! Foi, de facto a melhor opção e no fim saímos de lá sem espaço para mais, e com a sensação que tínhamos conseguido cumprir a promessa de provar a gastronomia típica da ilha.