Caldeira Velha!

Na margem norte da encosta do vulcão do Fogo está esta maravilha natural, que já apareceu numa novela da TVI por diversas vezes e eu sempre tive o bichinho de conhecer um dia. Só não sabia que a Caldeira Velha não é só a piscina natural tipo tanque, mas também tem uma espécie de parque com várias outras coisas para apreciar.

A humidade aqui bateu o topo, então para minha infelicidade as fotos ficaram meio esbranquiçadas, coisa que eu vou tentar melhorar. A Caldeira Velha é composta por cascatas de água quente, zona de fumarolas parecida com a que vimos nas Furnas, e uma vegetação densa.

O parque foi construída numa espécie de vale e ao nosso redor nós vemos altas paredes de rocha com vegetação também, o que dá a ideia de termos chegado a um país tropical. Depois a humidade que se sente aqui, apesar do calor, também contribui para essa sensação.

Segundo o panfleto que eles deram à entrada, todas as manifestações de vulcanismo secundário que se vêem aqui, como as fumarolas, zonas de desgaseificação e nascentes termais, têm origem num aquífero suspenso aquecido por vapor que vem do reservatório geotérmico existente a cerca de 700 metros de profundidade no Vulcão do Fogo.

Então, as vertentes que nós vemos à nossa volta foram resultado de magma viscoso que solidificou na conduta vulcânica e também de falhas que ocorreram e moldaram este terreno, por causa de ele estar situado numa zona de falha.

As temperaturas na nascente termal rondam os 34ºC e a água é constituída por bicarbonato de sódio e elevada concentração de metais, como o ferro. Na fumarola, as temperaturas elevam bem mais para uns modestos 60ºC-90ºC. A zona das fumarolas está tão bem protegida como estava nas Furnas e tem até um letreiro a avisar do quão perigoso é, mostrando a temperatura a que está a água ali.

No centro do parque foi criado o Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha, que tal como nas Furnas, tem o objectivo de explicar e mostrar um pouco do que se tem feito para proteger o local, de que forma aproveitam os seus recursos.

Além disso, ainda há uma exposição acerca da origem vulcânica das ilhas, a origem do vulcão do Fogo, as áreas protegidas do Parque Natural da Ilha de São Miguel, a biodiversidade, centrais geotérmicas e termalismo. Ainda há também alguma explicação da flora endémica da ilha e do parque mais especificamente.

A biodiversidade do parque inclui espécies exóticas na sua maioria, umas invasoras e outras endémicas. Por causa da elevada humidade, da altitude (à volta dos 400m) e da protecção natural contra os ventos, fez com que se criasse as condições ideais para o desenvolvimento de briófitos, líquenes e fungos, os quais acabam por abrigar espécies endémicas de aves.

Tudo acerca deste parque é fascinante e eu senti mesmo necessidade de contar tudo o que estava a falar no panfleto, porque só assim faz sentido para podermos perceber e apreciar verdadeiramente a zona da Caldeira Velha. Óbvio que o que chama mais a atenção são as piscinas naturais onde dá para mergulhar, mas elas têm a sua história que valia a pena ser contada.

A grande estrela do parque é mesmo a Caldeira Velha em si, que é uma espécie de tanque onde está a nascente termal. Ela está num sítio mais abrigado do parque, rodeada de vegetação, queda de água e tudo e mais alguma coisa para fazer suspirar quando finalmente a vemos.

Foi este o cenário de algumas das filmagens da novela da TVI filmada nos Açores e assim que damos de caras com ela, mesmo na televisão, é impossível não ficarmos apaixonados e ser amor à primeira vista. Eu só não fazia ideia que ela estava tão bem protegida e que até fazia parte de um parque.

É possível nadar lá dentro mas nós não fizemos porque não dava tempo, dado a nossa agenda preenchida. Quando fomos era cedinho ainda, então estava só lá uma senhora a nadar que acabou por aparecer em todas as nossas fotos e foi uma excelente modelo.

Não sei como é o fluxo de gente no restante dia, mas fiquei com a ideia que o período da manhã é óptimo para estar lá e experimentar de facto a água quentinha da nascente termal, sem estar muita gente a incomodar. O tanque também não é grande, então há que considerar as opções.