Salto do Cabrito!

O Salto do Cabrito é uma cascata que está bem pertinha do Caldeirão Velho, então de certeza que vamos passar por lá ou na subida ou na descida. A questão é que esta cascata não é muito conhecida nem divulgada nos sites turísticos. Como não é muito falada, os visitantes acabam por passar pela seta a indicar a cascata e nem parar.

Como eu tinha dado uma olhadela no tripadvisor, antes da viagem, tinha ideia que ela estava bem no nosso caminho e que iria ser fácil de incluir no roteiro. Mas tenho a noção que muitas vezes só os moradores locais é que aconselham a cascata e dão a dica a quem perguntar.

Por essa razão, e apesar de ainda ser muito cedo para grandes rebuliços de gente, a verdade é que tivemos a maior parte do tempo sozinhos por ali e podemos perceber quão calmo é o sítio. Por alguns comentários que li no trip também percebi que é normal ser calmo em qualquer altura do dia, exactamente por quase nenhum turista ter conhecimento da cascata.

Depois de ver algumas fotos também reconheci a cascata de um vez ter visto um vídeo de um amigo no facebook. Então, foi ouro sobre azul e uma oportunidade óptima para fazer uma paragem no trajecto até ao Caldeirão Velho e mais uma vez conhecer uma cascata dos Açores.

Apesar de já estarmos na serra que é o vulcão do Fogo, a água desta cascata não é quente e naquela altura da manhã eu não fui corajosa o suficiente para sequer tirar os ténis e molhar os pés na água. Como o caudal não estava muito forte e havia bastantes pedras por ali, deu para irmos saltitando de pedra em pedra e dar de caras com a cascata mesmo em frente.

Mas óbvio que tomar banho aqui deve ser muito bom e quem estiver numa de experimentar é sempre uma dica. É uma pena que as cascatas tenham a tendência a ser sempre frias. Junto a esta cascata está uma central eléctrica que parece meio abandonada, mas aparentemente não está. Vêm-se vários tubos no caminho que fazemos e quando viramos para a estrada que vai dar à cascata, se formos em frente vamos ter à central.

Ali ao lado da cascata estão umas escadas construídas na rocha que los levam até uma ponte, que deve ser interessante mas que não foi incluída no roteiro. A escada era muito íngreme e logo torcemos o nariz, não estávamos numa de caminhadas aquela hora da manhã e também estávamos com a agenda bem preenchida para o dia. Tudo razões que nos fizeram repensar se valia a pena irmos ou não.

Enfim, os Açores estão cheios de cascatas e até nós não vimos, muito provavelmente, nem metade do que existe espalhado pela ilha. E de certeza passamos bem perto de algumas que desconhecíamos que existiam. Então, esta é apenas mais uma dica de cascatas que existem pelos Açores e, sobretudo, que podem facilmente ser incluídas num roteiro.

Mas claro que o que eu priorizei pode não ser a prioridade de outra pessoa e aquilo que deu jeito a mim pode não dar jeito ao vizinho do lado. Então, apesar das minhas sugestões e de eu não mudar nem um milímetro do meu roteiro nem das cascatas que escolhi visitar, o TripAdvisor é sempre uma óptima sugestão para se checar por cascatas e ver as opniões de outras pessoas.

Dica extra: Parte do caminho até à cascata é bem íngreme e com curvas apertadas, então é bom escolher um dia que não esteja mau tempo, para lá ir.

Deixe um comentário