Sintra ao vivo!

No feriado de 10 de Junho, Dia de Portugal, eu tinha a certeza que queria fazer qualquer coisa de diferente e aproveitar bem o dia, já que as férias só vêm em Setembro! Então, tive a brilhante ideia de ir mais uma vez a Sintra, desta vez visitar aolgo mais que o Palácio da Pena.

Já há uns aninhos que lá tinha ido ver o Palácio da Pena e na altura ainda sem a máquina fotográfica que temos agora. Fiz post sobre isso aqui no blog mas claro que eu adorava poder ter melhores fotos para recordar o lugar. Além disso, Sintra é lindo e os seus palácios são fantásticos. Idílicos mesmo!

Mas tirando a dica de Sintra, a verdade é que há muito mais para ver na vila e redondezas e um só dia não é de todo suficiente para se apreciar tudo ao redor. E eu acredito qe ainda há muita gente por aí que não tem ideia do que está a perder por ainda não ter explorado Sintra como ela merece.

Então, anos depois, chegou novamente a altura de revisitar a vila e desta vez conhecer mais do centro e também da Quinta da Regaleira. Se há mais para ver? Claro que sim! Mas a verdade é que isto já nos ocupou o dia inteiro, então por agora foi tudo o que conseguimos ver.

Para além disso, o dia ainda começou tarde porque só depois de chegarmos à Quinta da Regaleira e sacarmos da máquina fotográfica, nos apercebemos que tínhamos deixado o cartão de memória no portátil, em casa. Então foi o stress e lá voltámos até à vila para tentar comprar um cartão numa das lojas de turistas que existem no centro. Até foi super simples de encontrar e comprar, mas sem dúvida que pagámos bem mais por este cartão marca branca e com menos memória, do que tínhamos pago pelo nosso original. Enfim, fica a dica: verifiquem sempre a máquina fotográfica antes de sair de casa. E não só o cartão de memória, convém checar a bateria! 😉

Voltando para Sintra! Esta vila é super pitoresca, pequena, encantadora, situada no meio da vegetação da serra de Sintra e ainda tem a vantagem de estar pertinho de Lisboa. Hoje em dia, cada vez mais os turistas que visitam Lisboa, não dispensam tirar um dia para ir conhecer Sintra. Seja simplesmente o centro da vila ou dar uma esticada a qualquer palácio ou jardim.

Então, encontra-se mais turistas por metro quadrado em Sintra do que eu alguma vez encontrei em Lisboa. E olhem que eu já reclamo bastante quando vou no fim-de-semana para o mestrado e tenho sempre os autocarros e eléctrico à pinha de turistagem. 🙂

Sintra tem um charme próprio de terrinha perdida no tempo e até nem parece que pertence ao nosso país de tão única que é. A história da vila já vem desde o tempo da ocupação muçulmana, que deixou um castelo bem alto na serra e depois vai prosseguindo pelos tempos romanos, dos descobrimentos, reis e rainhas, até aos dias de hoje.

Por isso mesmo, as influências das várias culturas são imensas e estão presentes em vários pontos turisticos da vila quer fora dela, como é o caso do Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio de Monserrate, Plácio Nacional de Sintra, etc… Como disse as hispóteses são imensas e mesmo eu, que já lá fui duas vezes ainda tenho muito que explorar.

Quem vem a Sintra, nada melhor que começar o tour pelo centro da vila e depois se decidir que pontos turísticos quer visitar, já que a maioria está um pouco desvidada do centro. Alguns dá para ir a pé, outros nem tanto. Então este é é um bom ponto de partida para o restante dia.

Como a vila recebe muitos turistas, a infra-estrutura já está mais do que adaptada a eles e não é de estranhar que se passe por autênticos pubs, que nos fazem lembrar da cultura inglesa. Mas é mesmo assim, a nossa arte de bem receber. 🙂 A vila não é grande e rapidinho se tem o tour feito, com passagem obrigatória pela mini feira de artesanato que está espalhada pelos muros de uma das estradas de acesso ao centro.

A dor de cabeça é mesmo o estacionamento, que não é simples de encontrar, mas com alguma persistência tudo se consegue! 🙂