Decoração e as minhas lojas de eleição!

Não é novidade nenhuma que o ultimo mês do ano que passou foi dedicado, quase exclusivamente, à casa nova. Eu nunca fui de grandes decorações nem achava que tivesse jeito para decorar seja o que for. Então, entrei nas obras de remodelação com um pé atrás, a pedir muito o conselho e ajuda do Carlos.

Verdade que ele ajudou muito, mas também acabei por me surpreender a mim própria com as coisas que criava. Primeiro, elaborei um plano de me concentrar divisão a divisão, à medida que elas iam ficando prontas da pintura e eram limpas. Depois, elaborei uma lista do que fazia falta em cada divisão, e à medida que me concentrava numa, ia comprar tudo o que precisava para a decorar.

Então, aos poucos, a coisa foi ficando com ar de habitação, e agora já posso dizer que até nem fui mal sucedida. Claro que houve certas coisas que eu aproveitei da outra casa onde estava, e também vou tentar dar dicas úteis para renovar o que é velho, para ficar com um visual totalmente fresco e renovado (fica para outro post).

Então, começando nas minhas lojas de eleição para fazer a decoração da minha casa:

IKEA:

E quem vive sem IKEA põe o dedo no ar! Ninguém? Claro, eles são só os pioneiros na arte da decoração para qualquer bolso. E eles tornam-se óptimos em vários sentidos. Ora vejamos. Eu sempre tive na ideia que não gostava nem tinha jeito para decoração. Maaas, tudo muda de figura quando temos à nossa disposição milhentas ideias diferentes de espaços para catar ideias. São dezenas de espaços diferentes e tem de haver pelo menos um que desperate o interesse. Isso para pessoas que não têm muito jeito para decorar é excelente. Depois os preços são imbatíveis, o que no nosso caso fez totalmente a diferença. Nós tínhamos quase tudo para comprar. A casa é bem maior então a nossa mobília ficava a nadir lá dentro. Há coisas que se aproveita mas o que fazer ao resto do espaço vazio? O IKEA resolve!

Porém há um pequenino senão, o IKEA tem coisas baratas mas é preciso saber escolher entre o barato. Se formos para as gamas ultra baratas o que vai acontecer é que vamos acabar por comprar coisas que não têm qualidade nenhuma. Então nós estudámos muito bem as gamas e notámos uma grande diferença nas coisas que comprámos agora para as que comprámos no início de casados. Às vezes um pouco mais significa que vamos ter uma boa qualidade em casa. E isso faz a diferença.

JOM:

Esta marca talvez não seja assim tão conhecida mas começa a ser interessante colocá-la na lista. Eu não comprei assim tanta coisa aqui, mas também é dificil haver alguma loja capaz de combater o gigante IkEA. Passando à frente, a Jom tem, ainda assim, uma optima selecção de móveis e decoração em geral para a casa. Tudo bem que aqui decorar fica bem mais caro, mas para quem procura algo com muito boa qualidade, sem dúvida que aqui encontra. Mas não foi para móveis que eu recorri à Jom, mas sim para comprar umas peças finais de decoração, daquelas mais chiques, que o IKEA não tem. Ou se tem eu não liguei muito. A verdade é que a Jom consegue ter umas peças tipo jarras, flores artificiais, castiçais, esse tipo de cacarecos, que são mesmo interessantes e irresistiveis! 🙂

Casa:

A loja da Casa já vem sendo usada por mim desde que me casei. Na minha opinião é a loja que tem mais soluções engraçadas de utensílios de cozinha e casa-de-banho. Depois como a minha maior paixão são o padrão de vaca, fica difícil arranjar alguma loja normal que venda coisas assim e que ao mesmo tempo sejam engraçadas e úteis. Então eu lá comprei de tudo um pouco, e mais me fizesse falta mais eu comprava. Eu acho esta loja de um enorme bom gosto e, como tenho panca por coisas vintage (apesar de que em casa nada está decorado desta forma), acho super fofo as coisinhas que eles lá têm à venda. O nível do preço é relativamente acessível, a não ser que se entre na gama dos móveis (que eles têm alguns). Aí já acho que poem o dedo no preço.

Loja do Gato Preto:

Esta loja é uma das minhas preferidas a começar nos móveis super vintage e bom gosto que eles têm. Se eu tivesse mais uma divisão para decorar à minha maneira, eu juro que fazia uma decoração inspirada na Loja do Gato Preto. Mesmo vintage e à maluca. Mas como a casa tem de servir e agradar a todos (entenda-se eu e o Carlos :)), aí as coisas já têm de ser ponderadas e não pode ser tudo como eu queria. Isto é o idealmente! Ahahah Eu geralmente compro as coisas nesta loja durante as promoções, mas por acaso nunca é nada planeado porque eu acabo por andar em mudanças sempre em época de saldos. De facto as coisas podem ser um bocadinho caras aqui, mas se fizerem como eu, os saldos é uma optima altura para comprar uns miminhos extra para a casa.

Zara Home:

Esta loja está muito dedicada aos têxteis e objectos úteis para casa-de-banho, maioritariamente. Eu não costum vir aqui muito, por ser um bocadinho cara. Basicamente o que compraria aqui também há no IKEA. Mas à parte disso, sem dúvida que é uma loja com super bom gosto e eu, mais uma vez, tento aproveitar as oportunidades dos saldos para comprar umas coisinhas. Desta vez não vim cá comprar nada, mas na altura do casamento ainda comprei um conjunto para a casa de banho, de arrumação que é super prático para manter tudo organizadinho.

Aki:

À partida é estranho estar a incluir esta loja na minha lista de decoração. Mas a verdade é que nas remodelações e não só, ela foi bastante útil. Desde todo o mobiliário geral de casa-de-banho, até a materiais que comprámos para forrar a parede da lareira. Sei lá, bricolage também esteve a bombar, não foi só decoração. Ahahaha Mas virando mais para a decoração, eu não sei porquê, mas os cortinados do Aki esempre me despertam a atenção, e todos eles são mesmo da loja. Desta vez até alguns candeeiros viemos comprar aqui e acabaram por ser super originais, com desenhos de New York. Enfim, conseguem ter uma gama bem interessante também.

Um comentário sobre “Decoração e as minhas lojas de eleição!

  1. Pingback: Roteiro de uma tarde por Alfama | Pelos caminhos do mundo

Deixe um comentário