A Ópera Real de Estocolmo

Qualquer cidade da Europa tem a sua importância no que diz respeito à parte cultural, apesar de muitas vezes só visitarmos os museus. A verdade é que, além de museus que toda cidade tem, também há salas de espectáculo que deveriam ser melhor aproveitadas.

Mas pronto, eu compreendendo porque eu própria penso da mesma maneira. Comprar bilhetes para qualquer coisa que esteja a acontecer no momento pode ser um quebra-cabeças, encaixar toda a programação no nosso roteiro também não é lá muito fácil, principalmente quando já tínhamos tudo em ordem e já não queremos mexer no que está feito.

Sim, tudo isso é normal, agravando-se quando estamos pouquinho tempo numa cidade. Mas, no meu caso, eu quase não tinha desculpa. Todo o tempo que eu passei por Estocolmo dava perfeitamente para dar um salto e espreitar pelo menos um espectáculo. E Estocolmo tem duas salas de espectáculo lindas de morrer e bem pertinho uma da outra, mesmo no centro da cidade. Uma delas mais dedicada aos espectáculos de ballet (Ópera Real) e a outra dedicada ao teatro (Teatro Real).

Na Noite da Cultura eu já tinha ido visitar estas duas salas de espectáculo por dentro, sem que houvesse nenhum espectáculo a decorrer e adorei. Os interiores são lindíssimos, cheios de detalhes requintados. Não há uma que ganhe à outra, porque são as duas super chiques. Mesmo quem não esteja a pensar ver nenhuma peça, eu recomendo escolher uma destas salas para dar uma espreitadela, em visita guiada ou não, ao salão de espectáculo e ao backstage. Vale mesmo a pena!

Eu acho que depois da Páscoa (mas já não me recordo) recebi um convite de uma amiga para irmos assistir um bailado. E não é que eu nunca tinha assistido um na minha vida? Estreei-me logo com a companhia de bailado sueca, que não desiludiu nada. Apesar da peça não ser nada conhecida mesmo (“Gisella”), a história era muito interessante e prendeu a atenção. E como eu adoro dança né? Juntou-se o útil ao agradável e passámos umas horas excelentes em boa companhia.

Em relação a comprar bilhetes eu não posso dar dicas na primeira pessoa porque não fui eu a comprar nada. Mas segundo me apercebi, basta ir à página da Real Ópera, escolher o espectáculo que vamos ver e comprar os bilhetes normalmente, como fazemos cá em Portugal. Eu fiquei bem lá em cima, na plateia por isso o meu bilhete foi super barato. Acho também que a colega que os comprou aproveitou uma promoção de venda dos últimos bilhetes, então foi tudo junto.

A Real Ópera vista de fora não tem nada de especial a acrescentar, mas é lá dentro que começamos a ficar impressionados. Tem uma sala anexa ao salão de espectáculos, que é chamada de Salão Dourado, e fez-me lembrar a Sala de Espelhos do Palácio de Versalhes, em Paris. Estão a imaginar os pormenores, cheia de espelhos, cadeirões lindos, etc etc… Lá tem um género de bar, então é sempre bom dar uma saltada para conhecer o espaço também.