Patinagem no gelo em Kungstadgarden

Programa mais típico para se fazer num Inverno sueco não há! E como eles são verdadeiros prós a esquiar no gelo. Aliás, tudo o que tem a ver com neve e gelo eles sabem fazer e sabem dar coça nos restantes Europeus, principalmente os do sul da Europa.

Cá por Portugal também há umas pistas por Lisboa e eu até costumava ir esquiar para a pista do Martim Moniz com as amigas. Mas, não é que o gelo lá é diferente? Mais escorregadio? 🙂 Bem, eu não sei se é da falta de hábito, da vergonha, ou do gelo, mas que eu morri de medo a esquiar ali! E tremia por todos os lados.

Resumindo! O aluguer dos patins é muito fácil, tal e qual como é aqui em Portugal. Vamos ao guiché e pedimos o nosso número. E pagamos por meia hora. mas dá perfeitamente para nos apercebermos onde é que nos fomos enfiar. Primeira contrariedade. Ali, há neve e gelo em todo o lado. Ou seja, não há aquela história de calçar as botas em relva artificial e passear descansada até ao ringue.

Não!! Foi uma luta imensa só para entrar no ringue, com toda a neve que já tornou gelo, ali todo à volta. Ou seja, já demos barraca e ainda nem chegámos ao sítio onde é suposto patinar. Depois a pista é inclinada para o centro! Simmm!!! Terror!! Não há aquela coisa de “Ah, eu vou agarrar nas laterais e não caio!”. Não, meus amigos! Ali, andar pelas laterais implica maior risco de queda, porque vamos estar toda a hora a tentar lutar contra a força que nos empurra para dentro da pista! xD

Parece difícil?

A pior parte ainda chegou quando a minha colega desistiu de patinar e eu ali fiquei e decidi me aventurar um pouco mais. Então deixei deslizar para dentro do ringue. Mas depois para voltar à lateral de novo? Não há como! A pista está mesmo inclinada e quanto mais força fazemos para vir, mais escorregamos para trás. Eu, tanto escorreguei, tanto escorreguei, que acabei por cair de joelhos no chão e mais alguma coisa.

Lá veio o rapazinho da pista me ajudar a levantar e levar até à tábua da periferia do ringue. Oh não!! É preciso sair do meu país para dar parte fraca quando eu até nem estava mal no esqui.

Mas, olhem, eu acho esta actividade, mesmo que difícil para alguns, uma maneira engraçada e divertida de sair em grupo com amigos e também viver um bocadinho do clima da cidade. Aqui dá para observarmos o pessoal à volta, criarmos uma sensação de reconhecimento de onde afinal nós estamos, o que este povo mais gosta de fazer (claramente) e, no meio disso, damos uns malhos e divertimo-nos.

Oh, programa ideal para um Sábado ou Domingo à tarde. Nós, muito ocupadas que éramos, mesmo assim não deixámos de dedicar um bocadinho do nosso tempo e sairmos do stress habitual de relatórios que estava a nossa vida. E foi interessante experimentar a patinagem no gelo no meio de prós! 🙂

Nós fomos directas para o ringue na praça de Kungstadgarden, porque era mais fácil lá chegar vindo da nossa residência. Mas basta consultar o site de turismo da cidade e existem muitas mais possibilidades para a diversão. Penso só que os horários entre os vários ringues, diferem um bocadinho. Então é bom conferir tudo isso na hora de decidir onde ir e quando ir.

Depois de umas patinadelas, nada melhor que beber algo bem quente por ali mesmo, e foi o que nós fizémos. Tínhamos o nosso cantinho de eleição no Burger King (mais barato), onde nos deliciávamos sempre com o café com leite e muffin’s. Delícia! E aquecia bem o corpo e a moral em baixo! 🙂

Deixe um comentário