Retrospectiva de 2014 e resoluções para 2015!

Este post já é para mim um orgulho, porque no momento que iniciei esta jornada de blog sempre pensei que não ia resistir muito tempo, ou pelo menos todos estes meses desde Agosto. Mas aqui estou eu com muita coisa já contada e ainda várias surpresas para contar.

Se for fazer contas ao que escrevi, tinha muito que debitar por aqui, mas a verdade é que eu apenas me encontro a mostrar como foram todas as viagens que eu fiz até hoje. Pelo meio fui mostrando alguma coisa que ia fazendo e muita coisa ainda está por mostrar na área das dicas úteis para dia-a-dia.

IMG_2988

Assim, nesta retrospectiva eu vou buscar todos os pontos importantes que fizeram este meu ano de 2014, numa espécie de lembrete do que me falta ainda falar aqui no blog. Sei que as viagens eu falei tudinho mas há coisas importantes que eu vivi e tratei e ainda não falei nem um bocadinho por aqui.

DSC_0512

Então, vamos lá do início do ano de 2014!

O início do ano foi meio atribulado para mim, por muitas razões. Então eu tinha planeado muitas viagens para este ano e nenhuma delas (quase) se concretizou. Agora culpas!!! 🙂 A culpa é da adaptação à vida de casada, a culpa é do trabalho que começou lá em baixo, mas durante o ano evoluiu, a culpa é também do trabalho que o Carlos teve até Maio. Tudo junto deu num jejum prolongado de viagens.

IMG_2329

A meio do ano ambos melhorámos, mas a fome de sair daqui era tanta que preferimos fazer várias viagens de fim-de-semana em Portugal e Espanha, em vez de gastar um pouco mais para fazer algo melhor que isso. Para terminar, tínhamos um mega plano para Dezembro, com férias super toppp!! Mass, mais uma vez os planos foram quebrados pela escritura da nossa casa nova e pelas remodelações e decoração que quisemos fazer. Mas ficou liiinda! 🙂

DSC_0132

Plano geral de frustrações para eu abrir a pestana e não desistir nem baixar os braços! Tínhamos planeado uma viagem em Maio até Bruxelas, com passagem por Bruges, Gant e Amesterdão. Depois pensámos (e tínhamos tudo praticamente planeado, com desistência de última hora) ir à Índia em Novembro. As férias de Dezembro seriam em várias cidades de Marrocos e ainda uma perninha no Natal de Bruxelas. Mas ano que vem eu compenso!!

DSC_0612

O que fiz e o que aconteceu??

Como disse, o ano começou em baixo, mas foi melhorando. Então a primeira viagem foi por Portugal, em Março, e ainda não está no blog – Caldas da Rainha. Fomos aproveitar um fim-de-semana ainda das prendas de casamento e foi resolução de urgência porque o prazo estava a terminar.

Em Maio mudei de trabalho e em Julho evolui nas competências e responsabilidades.

Em Junho acabei de tratar dos papéis para obter a Cédula Profissional Sueca e enviei tudinho. Até hoje ainda me encontro à espera da dita Cédula!!

Ainda em Junho, e parecendo que estava a adivinhar que a cédula iria demorar, inscrevi-me no meu Mestrado em Saúde Tropical e em Outubro começou o grande desafio, que me tem feito super feliz!

De Junho a Julho estive a ter aulas de preparação para os Exames de Cambridge, e ainda fiz o primeiro exame, depois a coisa foi deixada para segundo plano, por causa do mestrado. Mas no próximo Verão eu recomeço. Está prometido para mim mesma!!

Em Agosto, finalmente saímos mesmo daqui e fomos até ao Norte do país, ao Gerês. Já tinha saudades de planear tudo ao pormenor e, de facto, esses posts foram um furor por aqui. Tive ainda alguns amigos que lá foram mais ou menos na mesma altura e então foi engraçado trocarmos experiências de uns para os outros.

DSC_0273

DSC_0262

Em Setembro, começámos o mês com a nossa festa de um ano de casados. Não faz sentido pôr post né, mas ainda quis falar disso porque conseguimos reunir 60 pessoas para o nosso jantar, metade dos convidados de casamento (nada mau!!) 🙂

Fim-de-semana seguinte descemos até ao Algarve para ir ter com os meus pais que lá estavam a passar férias desde o início do mês. Estava claro na minha mente que era para visitar as grutas de Lagos e não descansei durante todo o sábado até dar uma olhadela nos cartazes de Quarteira e perceber como íamos fazer isso no dia seguinte. Mas amei mesmo! Experiência a repetir!

DSC_0362

DSC_0231

Depois, no outro fim-de-semana (loucos!) fomos até Espanha para ter umas mini-férias cheias de cultura a transbordar por todos os poros. Ou seja, a minha cara totalmente! 🙂 Primeira paragem foi Mérida, onde ainda ficámos mais uma noite até seguir para Cáceres. Não há uma cidade que tenha ganho em relação à outra. Adorei ambas e para quem gosta de cultura romana estas cidades são visita obrigatória porque ainda conseguem preservar muito bem a grande maioria das construções. E ficam perto uma da outra! Excelente para um programa de fim-de-semana.

DSC_0612

Sem ter a ver com viagem, mas importante recordar, foi o início da minha faceta, por descobrir, de decoradora. Em Dezembro começámos as remodelações e decoração da casa nova e eu aprendi que afinal tenho dedinho para a coisa. Até o Carlos andava entusiasmado a comprar velinhas no IKEA (pasmei!). 🙂

E ainda!! Para terminar o ano, eu ofereci ao Carlos, de prenda de Natal, uma viagem a Londres. Portanto começaram os preparativos, e por esta altura eu já conheço aquela cidade como a palma da mão (bem, nem tanto assim). 🙂

O que me espera no ano de 2015??

Em primeiro lugar, eu acho assustador planear um ano inteiro, principalmente porque eu tinha imensos planos para 2014 e acabaram por sair ao lado no que toca a viagens. Mas vou abrir uma excepção, principalmente porque há certas coisas que vou mesmo fazer, de certeza quase absoluta.

Em Janeiro, vou abrir o ano com a viagem a Londres. E esta viagem está a ser tão especial de planear porque já não tínhamos um miminho destes desde a nossa lua-de-mel. E também porque eu sei que o Carlos vai adorar. Ele vibra bem mais com Londres do que eu, e esta prenda era dele mais do que minha!!

Depois em Março vamos tirar um fim-de-semana a aproveitar as minhas férias da Páscoa na faculdade, para irmos até Sintra. É uma cidade que eu quero muito conhecer melhor porque, apesar de ser bem pertinho, muitas vezes fica fora de mão lá ir de propósito e ela é tão linda e cheia de coisas interessantes para ver.

No fim-de-semana prolongado de Maio vamos aproveitar para subir até ao Douro e passar uns dias dedicados à nossa outra paixão, as adegas e quintas de produção de vinho. Neste caso, tenho que confessar que a tarefa de escolher quais as mais bonitas e com história, serão as escolhidas, não vai ser fácil. Mas ainda tenho tempo.

Depois o Verão é sempre uma incógnita porque tenho de esperar até à última para perceber qual o plano de trabalho do Carlos (trabalha como piquete nos meses de Verão), para marcar alguma coisa. Que será sempre só um fim-de-semana que ele não esteja a trabalhar.

No início de Setembro vamos até Moçambique para a inauguração de uma igreja que andamos a seguir e apoiar desde há uns anos para cá. Então vai ser aliado com as nossas férias grandes, onde eu já ando a fazer umas pesquisas para aproveitar bem estes dias por lá.

Como eu tenho, entretanto, a minha tese para fazer, e eu quero muito fazê-la em África, o mais provável é eu aproveitar o restante mês e mais umas semanas (incógnita!) para ficar por lá a trabalhar, antes de voltar para Portugal. Como a África do Sul é já ali, talvez dê lá um pulinho também, dependendo se estiver acompanhada ou não.

Por agendar no calendário está a viagem com os meus pais a Gran Canária, que só vamos conseguir marcar depois de eu saber ao certo quanto tempo vou levar em Moçambique a fazer a minha tese. O mais provável é ser no início de Novembro.

Para terminar o ano quero marcar (desta vez tem de ser) a viagem a Bruxelas para ver os mercados de Natal. Este ano o Carlos também ficou com a sensação de que gostava de ver algo mais autêntico do que o do Campo Pequeno, então devemos começar ano que vem.

E pronto! Resta-me desejar que tudo corra bem, sem percalços! 🙂