O centro da cidade de Estocolmo

O centro da cidade de Estocolmo está numa grande ilha, delimitado por outras zonas menos turísticas ou assim assim, como Kungsholmen, Ostermalm e Vasastaden. Aqui o género de construções já são diferentes do habitual antigo e pitoresco, prórprio de Gamla Stan, mas continua a ser um centro cultural da cidade.

Enquanto que Gamla é usado para passeios tradicionais, onde o importante é ver mercadinhos de rua, lojas extravagantes e diferentes, aqui já vemos o centro comercial, com lojas mais típicas do padrão Europeu, grandes avenidas, etc…

É também aqui que se reúnem os jovens da cidade e onde são feitas algumas manifestações, sempre acompanhados de eventos aqui e acolá, mas mais intensificados na grande praça de Kungstadgarden, onde cada fim-de-semana há uma novidade qualquer que faz valer a pena a passagem.

Eu raramente conferia os eventos que estavam a decorrer aqui, mas sempre que lá passava me surpreendia com qualquer coisa. E há sempre para todos os gostos. Há ali uma semana em Maio que as árvores de Kungstadgarden decidem florir, e aí é a histeria completa. Tudo porque isto é um evento super exclusivo, daqueles que só acontecem uma vez no ano e dura poucos dias, porque as florinhas cor-de-rosa vão caindo até já não restar mais nada até ao ano seguinte.

O Carlos deu uma sorte daquelas e eu nem sabia. Nada planeado mesmo!! Quando eu o levei a conhecer Kungstadgarden no fim-de-semana que ele me visitou qual não é o meu espanto ao ver que estava tudo florido. Então ainda deu para captar umas fotos bem engraçadas do sítio.

Esta zona aqui também recebe um ringue de patinagem no gelo, durante o Inverno, que eu super recomendo para termos uma ideia de como os suecos se divertem e, sobretudo, como eles são bons a darem-nos uma coça. Para além disso eu ainda assisti a um feirinha de cães de estimação, para promover e incentivar a adopção de cães em vez do abandono, ainda vi alguns concertos de artistas suecos, mas vale a intenção, e também uma feira medieval super gira que eu adorei.

Foi nesta feira que eu dei cabo do meu dente e ainda tive de visitar um dentista antes de voltar para Portugal. Mas nada mais simples, depois conto a história.

Na feirinha medieval havia as nozes caramelizadas quentinhas que eram a minha perdição, tecidos à venda, velharias, ratos a viver em palácios, etc etc… Tudo e mais um par de botas que criavam um ambiente super medieval mesmo no centro da cidade, mas que não destoava em nada com a cultura sueca. Eles são mesmo aquilo, sem tirar nem pôr.

Aqui em Kungstadgarden o ideal é mesmo não fazer planos e passar por aqui. É certo que vai ser surpreendido de certeza com qualquer evento. E depois é só dar uma olhadela. Mas até não é difícil passar por aqui, porque fica mesmo em frente do palácio real, para quem estiver a vir de Gamla Stan, ou como ponto de passagem entre o T-Centralen e Djugarden, por exemplo.

Então, o T-Centralen é a estação de metro central e o Stockholm Central é a estação de comboios central. Daqui partem os comboios para todo o país e ainda os que vão para a periferia da cidade. A estação de metro também é super central e ponto de encontro de todas as linhas de metro da cidade. Ou seja, é o centro dos centros!!

Daqui eu frequentemente apanhava o eléctrico, que está na praça Sergelstorg, também conhecida pela escultura no centro e a Casa da Cultura, e percorria aquela avenida sempre à beira rio até à ilha de Djugarden, que também tem coisas imperdíveis. Ali pelo meio caminho vai passar por vários shopings interessantes, pelo lado norte de Kungstadgarden e depois Kungliga Dramatiska Teatern, que eu visitei na Noite da Cultura. Daí, entra-se na zona de Ostermalm para percorrer a avenida sempre junto ao rio, até Djugarden.

Falando um pouco mais acerca da praça onde está a Casa da Cultura. É nesta zona que se pode fazer umas compras em lojas mais conhecidas, como a zara, H&M (que é marca sueca!), Acessorize, entre outras multinacionais europeias. Isto tudo ao longo de uma longa avenida para pedestres, que parte da praça do T-centralen.

A Casa da Cultura também é ela própria um marco importante. Tem vários pisos, cada um com uma importância prótpria. Para generalizar um pouco, aqui está uma biblioteca enorme no último piso, restaurantes e cafés, um mapa interactivo de Estocolmo (género maqueta) no rés-do-chão, ponto de turismo, papelaria de jornais e revistas e ainda vários espectáculos e compra de ingressos são feitos aqui. Tudo muito cultural!

Pertinho de Kungstagarden também está a Kungliga Operan, uma Casa de Ópera, onde eu ainda fui ver um ballet, a poucas semanas de voltar definitivamente para Portugal. E adorei! Post mais à frente sobre a Ópera!