Museu de Estocolmo Medieval, em Gamla Stan, e Museu do Estado, em Slussen!

Como já disse aqui nos posts da Suécia, o que não falta em Estocolmo são museus de tudo e mais alguma coisa, a maioria não tão interessantes assim. Mas eu lembro-me que num daqueles dias culturais eu estava super entusiasmada em conhecer um pouco mais da história daquele país, principalmente da cidade, desde o início.

E nada melhor para perceber tudo isso que visitar o Museu de Estocolmo Medieval. Estava muito entusiasmada em visitar e confesso que foi dos poucos que não desiludiu totalmente. E isto porquê? porque eles são realmente muito bons a recriar personagens reais e espaços físicos envolventes.

Então dentro deste museu nós pudemos apreciar um bocadinho da muralha original da cidade e por detrás dela estava um bocadinho de uma aldeia. Tudo isto podia estar bem melhor caracterizado a céu aberto mas pronto. o que conta é a intenção.

Então com isto tudo conseguimos perceber como era as construções mesmo nestes países longínquos, há muitos anos atrás, o que as pessoas faziam, quais as suas tarefas diárias, quais as profissões. E depois dentro disso havia casas a condizer com cada estrato da sociedade e sua profissão.

mas está mesmo bem feito, envolto em alguma penumbra, com escadas para o primeiro piso em algumas casas. depois em volta estão excertos de outros estratos da sociedade, como por exemplo a realeza, os pescadores, etc…

Então, dava para ver o arco da muralha que dava acesso ao castelo da realeza, juntamente com a sua capela e traços característicos. Tudo muito mais ornamentado e pomposo.

Depois na parte dos pescadores tinha mesmo os utensílios que eles usavam no seu dia-a-dia, onde guardavam as redes, etc. Ainda tinha outras profissões importantes no conjunto da formação de uma sociedade, todas elas muito bem caracterizadas ali.

Ah e os divertimentos, não esquecer! Como em toda a sociedade, os tempos livres são passados a fazer diversas actividades, que dá para ter uma ideia pelos sons e recriação que foi feita em certas zonas das casinhas.

Para complementar este museu, há um outro, o da Cidade, que fala sobre a actualidade do país. Tudo o que foi abordado no Museu Medieval, mas agora transposto para a era moderna. E o engraçado é que o Museu está mesmo feito para nós vivermos o que o povo da cidade vive.

Ou seja, por mais parecidas que sejam as sociedades de hoje em dia, a verdade é que todas temos as nossas diferenças e até achamos piada em estar a adivinhar e perceber que diferenças são essas. E a Suécia é de facto uma sociedade diferente. Não importa se é para melhor ou pior, porque alguns aspectos são para melhor outros para pior, inevitavelmente.

Então, eu diverti-me muito na sala de aulas sueca, por exemplo. Estava lá uma menina sueca que até estava admirada comigo. Mas eu vibrava óbvio, porque não só faz recordar os tempos que já lá vão, como também dá para perceber que afinal não somos assim tão diferentes, ou até somos nalguns aspectos. Confusos? 🙂

Se vale a pena visitar estes museus? É  assim, se calhar para o comum visitante da cidade é desperdício de tempo estar a visitar museus como estes, mas se por acaso estiver mais uns dias pela cidade então aí eu aconselho a ver. Claro que o mais giro vai ser o de Estocolmo Medieval, mas como o bilhete é conjunto para os dois museus, então vale a pena dar uma saltada à zona de Slussen para ver um bocadinho da era moderna da cidade. e este último museu é super interactivo, apesar de não tãããão interessante.

E já que está por Slussen, pode sempre aproveitar para dar umas voltas por ali, que é uma área bonita, com vista para Gamla Stan e também para o City Hall, do outro lado. 🙂