Chokladkoppen na praça Stortorget, em Gamla Stan!

Ainda me lembro da minha primeira visita a este café/pastelaria como se fosse hoje, porque nós intitulámos como o dia tipicamente sueco! E porquê? Porque foi também o dia que começámos as nossas aulas de sueco e que eu infelizmente não tenho qualquer foto para registar o quão deprimente foi! 🙂 Então, nada feito em relação a posts e tudo mais!

Mas, como tinha prometido, este é o meu último post dedicado a sítios onde se pode e deve visitar para tomar um café e comer uma fatia dos magníficos bolos que todos os dias, sem excepção, abrilhantam a vitrina à entrada.

Há várias razões para destacar este café como impossível passar ao lado. Em primeiro lugar, ele está no centro da porção mais fofa e antiga da cidade, mesmo na praça cartão-postal de Estocolmo, a Stortorget. Depois, é impossível durante a nossa visita à cidade, não passarmos por aqui. E por último, o ambiente que se vive lá dentro não podia ser mais típico sueco! Sem luxos nem amenidades. Simples e saboroso, é como descrevo!

Infelizmente aqui eu não posso colocar o café como um dos mais baratos, mas também não encontrei nenhum, excepto o Burger King, onde se comesse bem e barato. Quanto a isso, acho que não há volta a dar. Mas, em contrapartida, eles sabem fazer jus ao que é pago, e servem-nos tão bem que no fim não sobra espaço para mais nada mesmo.

Um pormenor muito interessante do café é que os donos têm, na verdade, dois cafés, ao lado um do outro, ambos dentro do mesmo estilo: pequenos, estilo Viking, saborosos! Assim, na primeira vez que fui lá experimentei um deles, e nas outras vezes já fui ao outro, que tem um pouco mais de espaço, principalmente para juntar na mesma mesa um grupinho de pessoas.

Com o Carlos eu já fui numa altura em que estava esplanada cá fora (Maio!), então eles já fazem um bocadinho o 2 em 1 e já não se sabe bem a qual café nós na realidade fomos. Mas não faz mal, porque a qualidade e serviço são exactamente os mesmos e não se nota diferença nenhuma.

Uma coisa que eu achei super piada! Eu cheguei lá já depois do Natal, mas as decorações ainda estavam, um pouco espalhadas por toda a cidade e lar. E nestes cafés não é excepção! Eles parecem adorar perpetuar o Natal por mais dois meses, até começarem a sentir que as temperaturas estão a subir, então já não é razoável manter as decorações! ahaha tal e qual!

E as decorações sempre ajudam a dar um certo charme ao sítio e a manter muito presente o clima sueco! Por isso, quem estiver de visita, mesmo depois do Natal, pode esperar encontrar as decorações fofinhas e intocáveis, como se ainda estivéssemos nele.

Lá dentro o clima é muito Viking e ao mesmo tempo intelectual. Parece que eles conseguem combinar estilos antagonistas e fazer parecer que chegámos a outro mundo, um mundo onde se respira por todo o lado o real significado da palavra Suécia. Isto, à partida é difícil de entender em palavras, mas para quem experimentar, vai entender na hora o que estou a falar.

Nas paredes do café eles têm uns quadros meio bizarros, mas que, no fundo, ajudam a manter ainda mais aquela sensação d que saímos do mundo e já vimos. Isto é explicado muito bem pela personalidade típica sueca. Eles são mesmo assim: estranhos à partida. Como, aliás, eu acho que são todos os povos do norte da Europa. Muito mais fechados que nós! Mas isso eu deixo para um post à parte sobre a minha experiência de viver lá. Parece que já arranjei novo tema 🙂

Mas, motivo principal para a malta voltar lá sempre mais uma vez: a caneca de chocolate quente, ou outra bebida ao gosto de cada um, e a bela da fatia de bolo, que é sempre decorada de maneira diferente (sempre original), e sempre tem uma novidade na ementa. Se no dia anterior fui lá e fiquei com a pulga atrás da orelha em relação a um bolo mas guardei para o dia seguinte, é bem provável que depois não haja, e a pulga volta a ficar atrás da orelha por outro bolo ainda.

E por aí adiante! As novidades são muitas e constantes, por isso não há razão para sair de lá com fome, nem desiludido. Por causa disso eu digo, que o preço é justíssimo!!