Desportos de Inverno em Romme Alpin

Para sair um bocadinho dos meus capítulos sobre a experiência de viver na Suécia, hoje trago algo fundamental para quem está de visita, ou de forma mais permanente, a um país com neve. Então dentro dos desportos típicos de um país com neve e frio, está o ski e o snowboard. Como eu já tinha experimentado ski antes, na Serra da Estrela, com aulinhas e tudo, estava mais inclinada para fazer aqui também.

Em relação a todo o processo de transporte e compra de passe, eu fui numa espécie de excursão de estudantes de várias partes de Estocolmo, muitos deles na mesma condição que eu, temporária. Então eu sei que fui para norte e demorei 3 horas para lá chegar e depois mais 3 horas para voltar a casa, no final do dia. Os passes foram comprados com antecedência, através do site da estância, e foram preço de grupo.

Mas, a estância de esqui chama-se Romme Alpin, então é super fácil de encontrar na net e até pesquisar soluções de acomodação, para passar lá um fim-de-semana. Eu fiquei rendida com todo aquele alvoroço de estância, que na Serra da Estrela não se vê tanto. E depois o fato de ser as típicas casinhas suecas fez adensar o clima especial de que estava numa estância a sério da Europa.

Eu sei que Romme Alpin não é a típica estância que se vá de propósito, mas por alguma razão os suecos são craques do esqui, e não passam um ano sem tirar umas férias só para passar uns dias por aqui, ou noutra estância qualquer.

Quando lá cheguei fui logo tratar de alugar o equipamento de esqui, e depois fui alugar umas calças, que as minhas por esta altura ainda estavam apertadas (eu emagreci imenso o tempo em que estive na Suécia). Foi tudo muito fácil de gerir, até porque as casinhas estão logo no início e base das pistas, e devidamente identificadas.

Aqui também estão umas prateleiras de madeira no meio da neve para deixarmos alguma roupa/botas que trazíamos connosco, mas também vi muita gente deixar geleiras. Sim, geleiras! Ao lado da pista para crianças está uma zona de merendas, onde se vê várias famílias a fazer piquenique.

Mas, na base das pistas estão os vários edifícios, onde estão os hotéis, mas também a zona de restaurantes no rés-do-chão. Eu acho um piadão andar para todo o lado com aquelas botas de esqui, mas já não acho graça andar com toooodo o equipamento para trás e para diante. Então, nesse aspecto, a estância está muito bem organizada e dá para deixar a tralha toda mesmo na entrada do edifício. Ou seja, dá para esquiar até lá, sem problema.

A estância tem várias pistas, com vários graus de dificuldade, que eu não consegui experimentar muito porque estava acompanhada de uma colega iniciante, no iníciiiio mesmo! 🙂 Mas ainda foi super engraçado ensinar e levar lições dela! Quando eu pensava que dominava a situação, lá vinha uma situação embaraçosa para deitar abaixo o ego. E que tal cair para a frente na saida do teleférico e obrigar a que ele pare? E o tempoooo que demora a sair dali!! Ninguém merece!

Mas depois vem um brilharete (uma descida sem grandes dificuldades!!) e pronto, o ego volta a subir! 🙂 Podia ter aproveitado mais da estância? Acho que sim! Mas há poucos momentos na vida em que me divirto tanto do que quando estou a esquiar, não importa se a levar surra de criancinhas na pista delas, ou a levar vergonha na pista dos grandinhos!

A piada destas estâncias é mesmo viver algo diferente uma vez de vez em quando e, melhor ainda, aliar tudo isso com amigos/família e, ainda melhor, por uns dias. Sim, estes hotéis são, regra geral, muito bons (uns com Spa, até!), e algumas estâncias têm um centro de cidade super fofinho, com bares e tudo. Ou seja, o after ski é um complemento óptimo para depois de um dia de diversão na neve.

O Romme Alpin não fica num centro de cidade, mas se o que procura é descansar rodeado de paisagens lindas, casinhas típicas super fofas, e neve a perder de vista, então aqui vai-se sentir muito bem, e por um preço muito razoável. Nada muito caro, como nas pistas de ski mais conhecidas da Europa.