StraitWalk em concerto!

Os posts de fotografia já andavam adormecidos, eu sei! 🙂 Mas o tempo para editar fotos está escasso, então apesar de este concerto já ter acontecido à um mês, só vai sair agora. PS: Outros estão ainda para sair! 😉

Trago fotos, desta vez, da banda cristã StraitWalk, com um estilo musical diferente do que eu tenho fotografado, mas que acabou por ter lugar no mesmo espaço onde eu já tinha feito as fotografias do concerto do Mc Ary. Eu adoro este espaço, pela originalidade da parede de fundo, que fica sempre magnífica nas fotos, mas de novo trago o senão das luzes, misturadas com o fumo.

É sempre um desafio fotografar aqui, e dentre milhentas fotos que tiro, são poucas as que selecciono para a edição final, não contando com as que depois de editadas ficam exactamente como tinha idealizado. Neste caso, reparei que a Nikon muitas vezes focou a parede do fundo na falta de conseguir focar as pessoas, no meio do fumo e das luzes. E como ela não costuma fazer isso, eu nem liguei e passou-me completamente ao lado. Resultado: muitas fotos desfocadas ligeiramente, mas que, para o objectivo concreto da fotografia, saíram estragadas e sem qualquer hipótese de recuperação.

Até aqui eu fazia a edição das minhas fotos com o SIMPLÉRRIMO programa de edição do Windows, só para terem a ideia da importância que eu dou aos retoques de uma foto (quanto mais simples melhor). Mas no entretanto eu fiquei sem computador, que foi totalmente restaurado e perdeu todos os programas que eu lá tinha, incluindo este (absurdo, mas aconteceu). Então, eu peguei no CD, que vinha com a minha máquina Nikon e traz um programa de edição de fotos, e fiz-me à “estrada”.

O programa de edição da Nikon tem umas opções a mais e outras a menos, em relação à edição do Windows, ou seja, pouca diferença faz nas minhas fotos, apenas ajuda a imprimir o meu estilo próprio. Como eu não uso o ficheiro Raw, que é uma versão da foto, própria para edição, mas sim o JPEG, o programa da Nikon não me permite fazer muito mais edição, além disso. Mas verdade seja dita, para a grande maioria das fotos eu não sinto necessidade de mais nada, mesmo.

Em relação ao programa e efeitos que usei no momento da fotografia, eles não variaram nada mesmo, do que tinha usado no concerto deste post, sempre algo que escureça a foto. Não só ajuda a compensar a intensidade das cores dos holofotes, como também cria sombras que eu adoro favorecer depois na edição. Meu estilo, cara chapada!

Mas, apesar de usar os efeitos que escurecem a foto, a verdade é que no momento do clique, é sempre uma incógnita para mim, como será o resultado final. Quer seja porque a luz pode mudar de repente e já não fica como queria, ou o ângulo muda ligeiramente e altera a luminosidade, ou o fumo que aparece de repente, etc… Duas fotos tiradas uma a seguir à outra nunca são iguais, e é sempre difícil ficar com a tonalidade e ambiente que eu realmente aprecio (sem ficar demasiado vermelho, ou azul, ou amarelo). Claro que há fotos em que o azul, vermelho, ou amarelo predominam, mas normalmente eu costumo detestá-las (salvo raras excepções).

Posto isto, eu comprometo-me a, brevemente, fazer uma resenha sobre a minha máquina Nikon, funcionalidades e vantagens, entre outras dicas de como aproveitar bem o que este tipo de máquinas tem para oferecer. Obviamente que eu ainda não uso nem metade delas e muitas vezes me esqueço de onde é que está a funcionalidade X ou Y. Mas, pelo menos, as minhas descobertas até agora eu vou incluir. E depois vou fazendo upgrades regulares.

Um comentário sobre “StraitWalk em concerto!

  1. Pingback: Unidos em Santidade, o concerto! | Pelos caminhos do mundo

Deixe um comentário