Gaia, no outro lado da ponte!

É difícil apreciar as belezas do Porto e esquecermo-nos que mesmo ali em frente, na outra margem, está Gaia. E também difícil ir ao Porto e não tirar uma foto com Gaia no pano de fundo. E que tal o pôr-do-sol nas margens de Gaia, a ver os prédios e Sé do Porto do outro lado?

Tudo motivos mais que suficientes para termos decidido acabar o dia em Gaia, ali sentados ao pé da ponte D. Luis, junto dos barquinhos típicos desta região.

Outra motivação extra para ir a Gaia são as inúmeras adegas com o vinho do Porto, que fazem visitas guiadas e provas de vinhos, que de certeza são imperdiveis. Se tivesse mais tempo dedicava um dia a visitá-las, mas infelizmente tive de escolher e apenas passámos por uma tasquinha ao lado da adega de Sandeman para provarmos algumas relíquias e comprarmos as nossas miniaturas para a colecção.

Por um lado sabia ia ficar triste por não ter repetido a experiência de Espanha, desta vez com o vinho do Porto, mas por outro lado, comecei logo a magicar na cabeça passar uns diazinhos pelas margens do Douro, e experimentar à séria o local onde o vinho é produzido. Para além de que a paisagem deve ser linda. E como eu sei que tenho o me sogro com a mesma vontade, já não deve demorar muito para que se concretize.

Este ano, por acaso, acabámos por marcar para o Gerês, mas o plano de ir ao Douro mantém-se. Talvez para o ano!

Então, como estava a dizer, depois de sairmos do Jardim Botânico, eu fiz logo força para irmos assistir ao pôr-do-sol a Gaia, antes de irmos ter com a família do Carlos, que também mora deste lado.

E eu só tenho a apontar que no momento em que íamos começar a tirar fotografias, foi quando uma nuvem cobriu o sol e o ambiente ficou um pouco mais escuro. Não foi isso que estragou totalmente a paisagem, mas ainda fiquei com cara de tacho durante um tempo! 😀

Esta zona de Gaia também está bem apetrechada de bares engraçados e mesmo o jardim à beira-rio está muito bem cuidado e pensado ao pormenor para uns belos passeios. Mais uma vez , por causa do tempo, não nos estendemos por ali fora a passear, mas só o facto de ficarmos ali a apreciar a paisagem já é único, na minha opinião.

Terminado o dia, fomos então para casa da família do Carlos e eu não resisti ao cansaço de uma semana de trabalho dura, mais uma viagem longa, e um passeio extenuante. Os homens da casa foram se divertir durante literalmente TODA A NOITE, e eu, para o meu soninho revitalizante!

Mas nem tudo foi mau porque no dia seguinte eu estava cheia de energia logo pela manhã, para um passeio e pequeno almoço matinal. E como o Carlos tinha conhecido a zona das praias de Gaia na noite anterior, levou-me até lá para apreciar o sítio. Ele estava morto de sono é certo, mas eu adorei a paisagem e tenho a certeza que aquela zona no Verão deve ser fantástica.

A praia é enorme, cheia de bares de praia, calçadão…etc…! Tudo isto se estende até à zona onde os pescadores têm os barcos e as lavadeiras os tanques para lavar a roupa. E Domingo de manhã lá estavam eles na rotina habitual.

Domingo de manhã, até perto do almoço, foi mesmo na zona das praias que nos entretivemos e depois foi família família até irmos embora para casa.

Fim-de-semana corrido mas que eu adorei porque foi tudo uma novidade para mim, daquelas coisas que já andava para fazer à séculos!

Um comentário sobre “Gaia, no outro lado da ponte!

  1. Pingback: Porto: Rua de Santa Catarina e Mercado do Bolhão! | Pelos caminhos do mundo

Deixe um comentário