Canyoning no Gerês

Este post já vai dois meses atrasado e nem eu esperava que demorasse tanto para receber a reportagem fotográfica e vídeo da actividade que fizémos no Gerês, em Agosto. Mas, depois de uma espera longa aqui está aquilo que eu queria vos mostrar.

O Canyoning é uma actividade radical que tem vindo a tornar-se conhecida e cada vez mais procurada, principalmente na região norte do país. Isto porque é no norte que estão as condições propícias para sua realização, com os leitos dos rios mais acidentados e cheios de quedas de água.

Como existem vários níveis de dificuldade, esta actividade acaba por ser praticada por várias idades e condições físicas, até porque se nalgum obstáculo da etapa não estivermos seguros para ultrapassar, podemos sempre ir por terra e continuar em frente. Ninguém é obrigado a fazer algo que se sinta desconfortável!

O Canyoning tem a ver com uma caminhada ao longo do leito de um rio, ou seja, sempre dentro de água, em que as principais dificuldades básicas do percurso é passar pelas pedras mais pequenas ou maiores e tentar colocar sempre o pé no sítio certo, ou nadar se a profundidade for grande, ou deixar-mo-nos escorregar por cima de pedras, se a corrente for suficiente para nos levar. E assim vamos andando pelo leito do rio até certas zonas do percurso em que nos é proposto um desafio.

O primeiro desafio foi fazer tobogam, ou seja, deslizar pela rocha com água, depois fomos dar a uma zona de água profunda onde fizémos dois saltos. O primeiro foi de uma rocha a 3m de altura da água, onde tínhamos de dar balanço, e o segundo foi de 7m de altura. Este foi o dia de enfrentar o meu medo de alturas sem dúvida, mas valeu muito a pena. Dá um friozinho na barriga olhar lá para baixo mas a sensação de saltar em queda-livre até à água é única. Sim, foi só 7m! Mas eu sou uma medricas com a altura, então para mim isto foi uma prova daquelas!

O último desafio foi rappel numa queda de água, mas os monitores estão ali em todas as etapas a ajudar e dar conselhos. Eu adorei a experiência e no dia a seguir quando vi outro grupo a fazer Canyoning num nível mais avançado fiquei cheia de saudades. E adorava repetir e experimentar o nível seguinte, óbvio! 🙂 Fiquei fã.

O equipamento é o fato de mergulho, com capacete e arnês, para fazer a parte do rappel. Tudo fornecido pelos monitores. Apesar da água destes rios ser gelada que nem pedra, o fato isola muito bem e só quando estamos muito tempo parados começamos a sentir frio. Mas isso foi também porque o grupo era grande e ficávamos parados à espera que todos fizessem cada desafio.

Deixo aqui o vídeo-reportagem! 🙂