Subindo à Torre Eiffel

Ok, esqueçam tudo o que disse até agora de lugar bonitinho e de visita obrigatória, e tal… A Torre Eiffel supera todos os limites de obrigatoriedade numa visita a Paris, como é lógico. E a seguir até podem ficar com a impressão de que estavam à espera de outra coisa (menos ferrugenta, talvez), mas ainda assim digo: ir a Paris e não ver a Torre Eiffel é uma hipótese que nem sequer se põe.

IMG_2482

E quando menos esperamos, mesmo durante uma qualquer visita à cidade, lá vemos ela lá ao fundo. Ou quando subimos a algum lugar alto e a primeira coisa que vemos é ela. Enfim, até à chegada a Paris de avião a procuramos pela janela a ver se a vemos no meio dos prédios. Porque ela é o centro das atenções e o ícone nº1 da cidade. Aliás, quem nunca foi a Paris e depois andou a exibir na net uma foto com a Torre Eiffel em pano de fundo? acho que ninguém! 🙂

DSCF7342 IMG_2619

A Torre Eiffel foi construída pelo engenheiro Gustave Eiffel e, inicialmente era prevista como uma construção temporária, apenas para a Exposição Universal de 1889. Acabou por ficar, mas não escapou a duras críticas de pessoas influentes da altura. Curiosidade: foi a construção mais alta do mundo até 1931, altura em que foi construído o Empire State Building, em Nova Iorque.

IMG_2704

IMG_2707

As filas para subir até à Torre são enormes, por isso acho fundamental comprar os ingressos online, com a possibilidade de escolher a hora em que pretende subir, e os patamares que quer visitar. Poupámos imenso tempo e passámos à frente de centenas de pessoas sem exagero.

DSCF7432

A Torre Eiffel tem três patamares: o primeiro, a 57m de altura, é onde estão algumas lojinhas, restaurantes e também o museu a explicar a história da Torre; o segundo, a 115m de altura, é onde está um dos melhores restaurantes de Paris e mais umas lojinhas de souvenirs; por último, o terceiro patamar, com 276m de altura, é o mais alto e tem uma varanda panorâmica que dá vistas espectaculares de Paris.

DSCF7415 IMG_2711 IMG_2712

À noite, a Torre Eiffel é iluminada e já é um espectáculo bonito de ser ver, mas às 22h (peno eu!) dá-se um pequeno espectáculo de luzes na Torre. São montes de luzinhas a piscar durante alguns minutos e depois volta tudo à normalidade. Lindo mesmo! E por aquilo que ouvi dizer e li no guia, este espectáculo acontece todas as noites, sempre à mesma hora, e foi feito recentemente. Por isso, nada de perder!

DSCF7443 IMG_2739

Mais uma vez, decidi guardar a visita à Torre para o final do dia, pelos mesmos motivos do cruzeiro. O que, novamente, foi bom e mau. Bom, porque visitar a Torre com ela iluminada e ver a cidade do alto, toda iluminada, foi uma experiência que não trocava. Mas quando toca às fotos, elas mais uma vez ficaram aquém do que eu desejaria captar. Mas não é nada que me deixe super arrependida. Adorei a experiência e as fotos que tirei conseguem um pouco demonstrar o clima que estava e o quão bonita estava a Torre.