Paris: Champs-Élysées

A zona dos Campos Elísios não se resume à famosa avenida dos Campos Elísios! Lá no alto da avenida está o Arco do Triunfo e seguindo até à base encontramos os Petit e Grand Palais, mesmo ao lado da Ponte Alexandre III. Se depois da avenida seguirmos em frente vamos dar à zona das Tuileries e Opéra, que já falei neste post. Ou seja, tudo está ali bem pertinho umas coisas das outras, e não é por acaso que as lojas chiquérrimas da avenida se estendem até às outras zonas mais à frente.

Os Campos Elísios podem ser percorridos numa manhã ou num dia inteiro, dependendo do espírito e intenção da visita. Aproveitando o local privilegiado, bem no centro da cidade, e mesmo ao lado de monumentos ultra famosos, é uma boa ideia começar o dia pelo Arco do Triunfo e depois continuar descendo a avenida com calma.

DSC05437

DSCF7139 DSCF7140

Começando pelo Arco do Triunfo, ele está localizado mesmo no centro de uma enorme rotunda e subindo ao topo tem-se uma vista incrível da cidade à volta. Desta rotunda partem grandes avenidas, mas as que despertam mais a atenção são mesmo a dos Campos Elísios e a avenida que vai até ao arco da La Defénse, o centro empresarial de Paris. Ambas as avenidas partem em direcções opostas e por isso é interessante ver a diferença entre o centro turístico de um lado, e o centro económico e empresarial do outro.

No topo do Arco do Triunfo estão alguns placards à volta, com a ilustração da paisagem que estamos a ver ao vivo. Nos prédios ou construções mais importantes/famosas está a indicação do que se trata, para nos ajudar a perceber o que estamos a ver e onde estão os monumentos que provavelmente iremos visitar ou já visitámos.

DSCF7104 DSCF7129

A história da construção do Arco deveu-se à vontade do rei Napoleão, depois de vencer a batalha de Austerlitz, de edificar um arco triunfal para receber os soldados quando estes retornassem a Paris, vitoriosos. Actualmente, o Arco do Triunfo é muito utilizado como ponto de partida das paradas militares de França.

DSCF7144 DSCF7149

DSC05442

Continuando pela avenida dos Campos Elísios, o problema vai ser escolher de que lado do passeio seguir. Considerada o coração da vida social de Paris, está cheia de restaurantes, bares, pubs, centros de espectáculo (como o Lido!), lojas e muito mais. E não é qualquer estabelecimento que aqui abre portas! São todos ultra modernos e requintados e com preços de fazer suspirar. O melhor de fazer compras por aqui é mesmo o clima que se vive, de requinte e sofisticação. E no meio de uma compra e outra, podemos sempre nos sentar numa esplanada a almoçar ou só beber um café/sumo, enfim…

DSCF7157 DSCF7158 DSCF7160 DSCF7175 DSCF7176 DSCF7180 DSC05449 DSC05462

Eu adorei o simples facto de entrar em lojas, como Luis Vitton, e admirar a decoração do espaço. Sim, não é só pelos produtos que vendem, também a decoração é pensada ao pormenor e eu adorei entrar nestas lojas e admirar cada detalhe que as torna tão exclusivas.

DSC05478

DSC05483

DSC05487

Quando chegamos à base da avenida temos duas opões: ou seguimos em frente para a zona das Tuileries, ou viramos à direita para atravessar o Sena (zona da Torre Eiffel). Por agora vou falar dos palácios que encontramos se virarmos à direita e depois mostro o roteiro que fiz, noutro post. Antes de chegarmos  à ponte Alexandre III (lindíssima!!) temos dois palácios de frente um para o outro: Grand Palais e Petit Palais. À primeira vista não despertam grande interesse nos turistas, muito por causa de viver à base de exposições temporárias, entre outras, que na maioria das vezes não são tão atractivas como ir ao Louvre ou Orsay, etc…

DSCF7201

DSC05529

Os dois palácios foram construídos ao mesmo tempo para a Exposição Universal de 1900 e hoje em dia têm como exposições permanentes (tirando as várias temporárias e espectáculos que vão acontecendo) a de arte contemporânea no Grand Palais e a de Belas Artes no Petit Palais.

DSCF7309 DSCF7326

Mas fora isso, sejamos realistas, são exposições que o comum turista não vai visitar porque Paris tem tanta coisa para ver/fazer que só se tivermos um interesse muito específico, ou muitos dias na cidade, iremos reservar tempo para visitar estes palácios por dentro. Mas nem tudo está perdido, porque é muito provável que passemos por ali perto, dada a proximidade da avenida dos Campos Elísios, e podemos admirar o exterior dos palácios. Para mim, o mais impressionante é mesmo a cobertura em vidro, tipo estufa, combinado com a fachada art noveau. 

DSCF7344 DSCF7365

Atravessando logo a seguir o rio, dá para admirar uma das pontes mais bonitas e requintadas de Paris, na minha opinião: a ponte Alexandre III. Esta ponte foi construída ao mesmo tempo que os palácios que falei à pouco, e o seu nome homenageia o czar Alexandre III, que lançou a pedra inaugural. O estilo da ponte segue o mesmo dos palácios, e está cheia de estátuas de querubins, cavalos, ninfas, para além dos candeeiros todos trabalhados. É de facto uma ponte lindíssima que dá fotos fantásticas, muito por causa de, em frente, estar o grande edifício Hôtel des Invalides.

DSC05544 DSC05550 DSCF7331 DSCF7333 DSCF7357

Este enorme edifício contém o Museu da Armada, o da Ordem da Libertação uma capela e ainda o Dôme des Invalides, onde está o túmulo do Napoleão. Este último edifício já pertence à zona dos Invalides. Quando lá chegámos para visitar, já estava fechado infelizmente, por isso ficam as fotos do exterior.

DSCF7366 DSC05561 DSC05557