Jardins de Paris: Luxembourg e Monceau

Que Paris tem um clima amoroso e contagiante já não é novidade, mas quando começamos a olhar para o guia à nossa frente, é visível a quantidade de jardins que a cidade tem. E não são jardins quaisquer, cada um deles tem o seu cunho pessoal, desenhado de forma única e pensados ao pormenor. É impossível não ficarmos a babar ao olhar para as fotos. Todos super cuidados e organizadinhos que dá vontade de fazer um roteiro a passar por todos. Mas isso é impossível!

Vale muito a pena reservar pelo menos 1 ou 2 para visitar, enquanto estamos em Paris, completamente! Só assim temos a ideia deste outro lado de Paris, que não é só edifícios históricos. Nisto os parisienses batem aos pontos, e os jardins passam a ser locais de visita obrigatória por parte dos turistas.

De facto, nem todos os jardins estão tão bem localizados para se visitar, especialmente se queremos ainda ver atracções conhecidas/famosas. Isto porque alguns não estão perto de mais nenhum monumento, que para nós é visita obrigatória quando estamos na cidade pela primeira vez. E ir visitar o jardim X ou Y às vezes implica perder um pedaço do dia, o que já vai impossibilitar visitar outras coisas, que realmente fazem parte do nosso imaginário quando pensamos na cidade. E isto pesa ainda mais, quanto menos dias passarmos por Paris.

DSCF6972

Então, dicas úteis: pesquisar se há um jardim que realmente gostemos de visitar, se sim, tentar encaixá-lo no melhor dia possível; se não temos nenhum jardim que realmente faça grande diferença visitar, podemos sempre optar por ver se no roteiro que planeámos, existe algum “mais turístico” por perto; ou escolher começar/acabar o dia num jardim que esteja a caminho de casa/hotel.

A última opção foi o que eu fiz. Se existiam mais jardins que eu gostava de ter visitado? Tantos, que nem vale a pena falar no assunto. Mas tive de optar e então escolhi acabar um dia no Jardin du Luxembourg (que ficava perto de onde acabava o meu roteiro) e começar o dia seguinte noutro jardim perto da casa onde estávamos hospedados: Parc Monceau.

DSCF6974 DSC05343

Se são os dois melhores e mais representativos jardins de Paris? Não necessariamente! Mas na hora de decidir o que era mais prático, estes foram as nossas melhores opções e não desiludiram. Dá bem para ter um gostinho do jardim cuidado e pensado ao detalhe, e também do clima parisiense que se sente nestas zonas da cidade.

O Jardin du Luxembourg é talvez o mais próximo do centro turístico, e fica muito bem encaixado para o final do dia, depois de visitar a zona da Catedral de Notre Dame. Este jardim fica na zona chamada Luxembourg, que ela própria já é turística por si só. Ali à volta do jardim está a igreja St-Sulpice com a Fonte dos Quatro Bispos em frente, e do jardim também é visível o Panteão, onde estão os túmulos dos mais notáveis de França.

DSCF6982

Como já era finalzinho de tarde ficámo-nos só pelo jardim, e mesmo assim foi uma visita não muito extensa porque o horário de fecho é às 19h e lá não se brinca quando é para “convidar” a abandonar o recinto. Ahaha mete polícia com apitos que não dão margem para mais um tempinho. Está na hora, está na hora!

DSCF6987

Mas ainda deu para ver os locais mais conhecidos, como a Fonte da Medicina, o Palácio e os grandes lagos centrais, que no pôr-do-sol ainda ficaram mais bonitos!

IMG_2456 IMG_2457

O Parc Monceau já está mais desviado do centro, e a minha escolha em visitá-lo foi simplesmente pelo facto de ficar próximo do apartamento onde estávamos. Então foi óptimo passear por este jardim bem cedinho, antes de partirmos para o Arco do Triunfo, que fica na mesma linha do metro, e não muito longe.

DSCF7031

O que desperta mais a atenção neste jardim é a mistura de estilos, por ter sido desenhado por vários paisagistas ao longo do tempo. Então o estilo inglês é o que mais predomina, mas também tem um pouco de alemão e mais recentemente foi restaurado com a intervenção dos mesmos arquitectos que fizeram outros conhecidos jardins da cidade, o Bois de Boulogne e o Bois de Vincennes. Dá para imaginar que não ficou nada mal!

DSCF7015

DSCF7019 DSCF7027 DSCF7045

O que atrai mais a atenção no parque é o lago com uma colunata coríntia, as pirâmides, a arcada renascentista e o riacho com a ponte. Um belo passeio para começar o dia.

DSCF7064

Como disse no início, existem bem mais jardins e parques pela cidade, por isso é só escolher entre o que ficaria mais de caminho e o que é imperdível de visitar.