Grutas de Lagos, a beleza em estado puro!

Admito que, se me falarem que vou passar uns dias na praia, de barriga para o ar, sem fazer mais nada que não seja trabalhar para o bronze, me dá comichão e hiperactividade na hora! Não fui feita para estar quieta, lamento imenso!! Mas já que insistem no descanso, eu alinho com uma condição: vamos fazer algo diferente para quebrar a rotina. E mais dias ouvessem, mais experiências eu fazia e por aí fora.

DSC_0254

DSC_0411

Então, o ponto alto da minha passagem pelo Algarve foi mesmo a visita à grutas de Lagos, que nos aconselharam como as mais bonitas do Algarve. Aparentemente, em Albufeira também existem umas! Depois de uma manhã na praia, almoçámos e partimos para Lagos, com o objectivo de fazer o passeio às grutas e talvez uma ida à praia.

DSC_0021

Lagos é uma cidade linda para passear e onde se sente que os turistas chegaram para ficar. Ali à volta da marina o que não falta é barraquinhas a vender passeios de tudo e mais alguma coisa. Entre visitas à grutas, também há snorkeling, nadar com os golfinhos, pesca submarina, canoagem, padle, uma infinidade de opções para todos os gostos. Tudo feito a pensar nos turistas e que nós agradecemos,obviamente. Se o nosso país está recheado de belezas naturais, então que as aproveitemos da melhor maneira!

DSC_0071

DSC_0072

DSC_0029

Quando lá chegámos já não era cedo, então muitas das barraquinhas já estavam fechadas e isso diminuiu o leque de escolhas, o que eu até agradeci. É da maneira que não demorámos muito a decidir por que companhia embarcar. Então nós fomos pela empresa Costa d’Oiro e por pouco não fazíamos o passeio à grutas com snorkeling, que durava 2 horas. Chegámos mesmo em cima da hora e acabámos por nos ficar pelo passeio às grutas, uma hora depois e que durou 1 hora.

DSC_0101

 

DSC_0132

DSC_0140 DSC_0142

E só tenho maravilhas a dizer sobre esta empresa, a começar pelo senhor que nos vendeu os bilhetes, que nos indicou logo onde ficava o embarque, sempre super simpático e prestável. Depois o rapaz que nos levou pelas grutas também sempre pronto a responder às nossas inúmeras perguntas de um Carlos super curioso em pesca. 🙂 Conto repetir para o ano, desta vez com o snorkeling, e na mesma empresa de certeza. Além disso os preços eram muito acessíveis, nada caros mesmo.

DSC_0143 DSC_0154 DSC_0162

Que mais há a dizer? Primeiro passamos pela zona das praias, onde se vê montes de pessoas a fazer canoagem, paddle e mais uns quantos barquinhos à volta, também a fazer passeios às grutas. Quase esbarramos com tanta gente à nossa volta, mesmo! E o rapaz vai sempre dizendo qual a praia que estamos a passar e também o nome das formações rchosas que vão aparecendo. E há com cada desenho! Incrível como a falésia se moldou em forma de elefante, camelo, etc etc,,,, mais uma imaginação há mistura e temos baptismos às falésias super originiais.

DSC_0197

O Camelo

DSC_0220

O Casal de Namorados

DSC_0153 DSC_0167 DSC_0181 DSC_0183 DSC_0191 DSC_0205

Depois das praias começam as grutas mais incríveis e estas deixam-nos de boca aberta, sem exagero! Não há como evitar ficar maravilhados com a paisagem! Eu só me lembro de algo parecido em filmes, então aqui apreciei tudo ao pormenor. E chega aquela altura em que só desejamos que não acabe, que haja mais uma gruta mais à frente para ver e entrar, mais um recanto, enfim…

DSC_0231 DSC_0239 DSC_0250 DSC_0264 DSC_0292

 

DSC_0301 DSC_0307 DSC_0332 DSC_0348

Ainda somo a paisagem em redor, que é….liiinda! Sem palavras!! E com o sol a pôr-se então… Que mais dizer? É só olhar para as fotos e está na cara o porquê de esta experiência ser tão imperdível! E digo mesmo, é obrigatório qualquer ser humano ver isto pelo menos uma vez na vida!

DSC_0328 DSC_0362 DSC_0396 DSC_0409

A viagem vai até à zona da Ponta da Piedade (se não me engano!!) e depois o regresso é feito a alta velocidade de volta à marina. Com direito a cabelos ao vento! 🙂 A não perder, é a passagem pelos iates de luxo que vão aparecendo ao longo da viagem e nos fazem sempre sonhar! 🙂